DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Riberlan dos Santos-
dc.date.available2022-10-10-
dc.date.available2022-10-11T12:51:51Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4357-
dc.description.abstractLos niños de la alfabetización les gusta jugar, y cuando se trata de juegos juguetones principalmente. La razón principal para mí hacer esta investigación, es porque, quiero averiguar si los maestros aún usan la técnica de juegos dentro del aula, para facilitar el aprendizaje de los estudiantes. Dado que la mayoria de los maestros de tempo no le dan importância a las bromas, que sus estudiantes están practicando em su aula o en el rango. En un cierto período de mi graduación (quinto período), el maestro aprobaron un trabajo en la infancia en Brasil, y el tema de mi grupo jugaba en la infancia y me llamó la atención, ya que muchos niños dejan de desarrollar su conocimiento cognitivo por el hecho de que los maestros no la hicieron. La importacia de que esta investigación no solo me pondrá, sino también en el futuro para ayudar a otros estudiantes y maestros, compreender y comenzar la preocupación de como trabajar com los juegos y bromas de manera educativa, donde ambas partes (estudiante y maestro) están ganando y aprenden, es un tema que preocupa, no solo para mí, sino también a otros maestros futuros, porque es una metodologia de enseñanza fácil y de uso minimamente. Ayudando a otras personas comprender el tema es mi papel en esta investigación, es una preparación teórica y práctica para cuando se trata de que el aula funcione, si existe una noción de cómo trabajar frente a los juegos y bromas con niños. La atención al uso de juegos em modo educativo lo renovará, porque es importante hablar de cuánto fueron excluidos los juegos y que muchos maestros usan solo el famoso “método decoreba” y terminan olvidando lo que pueden hacer los juguetones del aprendizaje, así, un puente para facilitar no solo aprendiendo de los niños, pero también traer una metodologia enseñanza que puede ayudar futuros maestros de educación básica, cómo pueden aprender los niños bromeando, haciéndolo más interacción entre el profesor y sus alumnospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização. Metodologia. Jogos. Educaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy. Methodology. Games. Educationpt_BR
dc.titleOs jogos lúdicos como ferramenta para facilitar a aprendizagem na alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativePlayful games as a tool to facilitate literacy learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-11T12:51:51Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Darcimar Souza-
dc.contributor.referee1Oliveira, Iria da Costa-
dc.contributor.referee2Pedrosa, Terezinha de Jesus Nascimento-
dc.description.resumoAs crianças da alfabetização gostam muito de brincar, e quando se trata de jogos lúdicos principalmente. O principal motivo de eu fazer essa pesquisa se dá, pelo fato de eu querer descobrir se os docentes ainda utilizam a técnica de jogos lúdicos dentro da sala de aula, para facilitar a aprendizagem dos alunos. Já que na maioria das vezes os docentes não dão importância para as brincadeiras, que seus alunos estão praticando ali na sua sala de aula ou no intervalo. Em certo período da minha graduação (5º Período), o professor passou um trabalho sobre a infância no Brasil, e o tema do meu grupo foi as brincadeiras na infância e me chamou muito a atenção, já que muitas crianças deixam de desenvolver seu conhecimento cognitivo pelo fato dos professores não terem conhecimento sobre como utilizar esse método, ou não darem tanta importância como de fato é merecida. A importância que esta pesquisa irá trazer não só para mim, mas futuramente também ajudar outros alunos e docentes, entenderem e darem início a preocupação de como se trabalhar com os jogos e brincadeiras de uma maneira educativa, onde ambas as partes (aluno e professor) saiam ganhando e aprendam qual é o verdadeiro significado de brincar e como tornar isso além de divertido, também educativo. É um assunto que preocupa, não só a mim, mas também a outros futuros docentes muito pelo fato de se tratar de uma metodologia de ensino fácil e minimamente usada. Ajudar outras pessoas a entender o tema é o meu papel diante desta pesquisa, é um preparo teórico e prático para quando se for para a sala de aula trabalhar, já se haja noção de como trabalhar diante dos jogos e brincadeiras com as crianças. A atenção em relação à utilização de jogos no modo educativo irá se renovar, pois é importante falar do quanto os jogos foram excluídos e que muitos professores utilizam só o famoso “método decoreba” e acabam esquecendo como os jogos lúdicos podem fazer da aprendizagem, sendo assim, uma ponte para facilitar não só a aprendizagem das crianças, mas também trazer de volta uma metodologia de ensino que pode ajudar os futuros professores da educação básica, de como as crianças podem aprender brincando, fazendo com que assim haja mais interação entre o professor e seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os jogos lúdicos como ferramenta para facilitar a aprendizagem na alfabetização.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.