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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Fabrício Pontes-
dc.date.available2022-09-29T13:50:42Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fabrício Pontes. Na palma da mão: uma análise a respeito da importância e uso de recursos didáticos no ensino de ciências e biologia para alunos com deficiência visual. 2022. 30 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4333-
dc.description.abstractIn recent decades much has been heard about the topic of inclusion. has not only gained prominence, but laws, projects and other tools have been used in order to so as to guarantee that everyone has access to a so-called Inclusive Education, where everyone regardless of colour, gender, social class, religion, sexual orientation and etc., have access to a quality education. Within this line of Special Education is within this line of thought, the goal of this work is to make a systemic analysis about the production and use of didactic materials used in Teaching Sciences and Biology for visually impaired people through the analysis of publications between the years 2016 and 2021, in order to verify how the inclusion of visually impaired students in the school context, considering the importance that the use these resources has not only for the visually impaired but also for the construction of knowledge of regular students. Key-words: Education; Visual impairment; Science Teaching; Teaching Resources didactic resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecursos didáticos.pt_BR
dc.titleNa palma da mão: uma análise a respeito da importância e uso de recursos didáticos no ensino de ciências e biologia para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.title.alternativeIn the palm of your hand: an analysis regarding the importance and use of didactic resources in science and biology teaching for visually impaired studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T13:50:42Z-
dc.contributor.advisor1Cabral, Hiléia Monteiro Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809503718860401pt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas muito tem se ouvido falar sobre o tema Inclusão, a temática não só ganhou destaque, como leis, projetos e outras ferramentas têm sido utilizadas de modo a garantir que todos tenham acesso a uma chamada Educação Inclusiva, onde todos independentemente de cor, gênero, classe social, religião, orientação sexual e etc., tenham acesso a uma educação de qualidade. Dentro desta linha de pensamento encontra-se a Educação Especial, o objetivo do presente trabalho é fazer uma análise sistêmica acerca de produção e uso de materiais didáticos utilizados no Ensino de Ciências e Biologia para deficientes visuais através da análise de publicações entre os anos de 2016 a 2021, de forma a verificar como tem se dado a Inclusão dos deficientes visuais no contexto escolar, visto a importância que o uso destes recursos tem não apenas para os deficientes visuais mas também para a construção de conhecimento dos alunos normovisuais. Palavras-Chave: Educação; Deficiência visual; Ensino de Ciências; Recursos didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARRAGA, N. Isminuidos Visuales y Aprendizaje, tradução de Susana Crespo e Ana Maria H. de David, Madrid: O.N.C. E, 1976. BRASIL/MEC. Lei nº 6.571/2008. Brasília, DF, 2008. BERTALLI, J. G. Ensino de Química para deficientes visuais. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Paraná, Anais do XIV ENEQ, 2008. CARDINALI, S.M.M.; FERREIRA A.C. A aprendizagem da célula pelos estudantes cegos utilizando modelos tridimensionais: um desafio ético. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v 46, n 1, 2010. CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, M. A. Os recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 5, 1996 DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHA DE AÇÃO SOBRE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Brasília: Corde, 1994. DICKMAN, A. G. FERREIRA, A. C. Ensino e aprendizagem de Física a estudantes com deficiência visual:Desafios e Perspectivas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, 2008. 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dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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