DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4333
Título: Na palma da mão: uma análise a respeito da importância e uso de recursos didáticos no ensino de ciências e biologia para alunos com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): In the palm of your hand: an analysis regarding the importance and use of didactic resources in science and biology teaching for visually impaired students
Autor(es): Ferreira, Fabrício Pontes
Orientador(es): Cabral, Hiléia Monteiro Maciel
Palavras-chave: Educação;Deficiência visual;Ensino de ciências;Recursos didáticos.
Data do documento: 6-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FERREIRA, Fabrício Pontes. Na palma da mão: uma análise a respeito da importância e uso de recursos didáticos no ensino de ciências e biologia para alunos com deficiência visual. 2022. 30 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Nas últimas décadas muito tem se ouvido falar sobre o tema Inclusão, a temática não só ganhou destaque, como leis, projetos e outras ferramentas têm sido utilizadas de modo a garantir que todos tenham acesso a uma chamada Educação Inclusiva, onde todos independentemente de cor, gênero, classe social, religião, orientação sexual e etc., tenham acesso a uma educação de qualidade. Dentro desta linha de pensamento encontra-se a Educação Especial, o objetivo do presente trabalho é fazer uma análise sistêmica acerca de produção e uso de materiais didáticos utilizados no Ensino de Ciências e Biologia para deficientes visuais através da análise de publicações entre os anos de 2016 a 2021, de forma a verificar como tem se dado a Inclusão dos deficientes visuais no contexto escolar, visto a importância que o uso destes recursos tem não apenas para os deficientes visuais mas também para a construção de conhecimento dos alunos normovisuais. Palavras-Chave: Educação; Deficiência visual; Ensino de Ciências; Recursos didáticos.
Abstract: In recent decades much has been heard about the topic of inclusion. has not only gained prominence, but laws, projects and other tools have been used in order to so as to guarantee that everyone has access to a so-called Inclusive Education, where everyone regardless of colour, gender, social class, religion, sexual orientation and etc., have access to a quality education. Within this line of Special Education is within this line of thought, the goal of this work is to make a systemic analysis about the production and use of didactic materials used in Teaching Sciences and Biology for visually impaired people through the analysis of publications between the years 2016 and 2021, in order to verify how the inclusion of visually impaired students in the school context, considering the importance that the use these resources has not only for the visually impaired but also for the construction of knowledge of regular students. Key-words: Education; Visual impairment; Science Teaching; Teaching Resources didactic resources.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4333
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.