DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/432
Title: Possibilidades no ensino de geometria por meio das dobraduras nos primeiros anos do ensino médio
Other Titles: Possibilities in teaching geometry by means of folds in the first years of high school
Authors: Fonseca, Márcia Júlia Araújo
Keywords: Geometria Espacial;Origami;Aprendizagem na matemática;Matemática - ensino aprendizagem;Matemática;Matemática - ensino médio
Issue Date: 18-Jan-2017
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Este artigo apresenta resultados de uma proposta de ensino da Geometria Espacial com a utilização do origami incluindo-se, portanto, na linha de ensino e aprendizagem de Matemática. A proposta metodológica utilizou elementos de História da Matemática e Resolução de Problemas, metodologias estas já bastante desenvolvidas por estudiosos da área. O projeto foi desenvolvido no período de julho a outubro de 2015 numa escola pública da rede estadual da cidade de Manaus e contou com a colaboração de cinco alunos do 1º ano do Ensino Médio, que trabalharam individualmente os cinco Poliedros de Platão, e com uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio, que participaram de algumas oficinas. O objetivo principal desse trabalho foi aplicar a técnica do origami para a construção dos sólidos platônicos e fazer com que os alunos observem e manuseiem estes sólidos construindo conhecimento. O modelo de Van Hiele serviu como embasamento teórico para nortear o caminho trilhado na busca da construção do pensamento geométrico. Para a coleta de dados junto aos alunos foram realizados questionários que provocavam os alunos a identificar figuras planas e objetos sólidos, seguidos de observações e diálogos relativos à história do origami e da Matemática, encerrando com questões que diziam respeito à resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos. Foi feito um levantamento estatístico, com base nos questionários, para verificar as dificuldades encontradas pelos alunos com relação aos conteúdos abordados. Uma análise descritiva do discurso e de elementos psicológicos cognitivos e motivacionais extraídos das observações dos diálogos realizados com o alunado forneceu os subsídios para as conclusões obtidas na pesquisa. Por fim percebeu-se, ao término da execução do trabalho, que é possível aliar a técnica do origami ao ensino de Geometria Espacial de forma a despertar o interesse do aluno pelo assunto sem comprometer o rigor matemático dos conteúdos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/432
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons