DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4327
Título: Experiências formativas de professores de ciências naturais: o que pensam sobre a floresta amazônica
Título(s) alternativo(s): Formative experiences of natural sciences teachers: what they think about the Amazon forest
Autor(es): Marques, Gabriel Magalhães
Orientador(es): Dutra, Leandro Barreto
Palavras-chave: Experiências formativas;Floresta amazônica;Professores de ciência;Formative experiences;Amazon forest;Science teachers
Data do documento: 14-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MARQUES, Gabriel Magalhães. Experiências formativas de professores de ciências naturais: o que pensam sobre a floresta amazônica. 2022. 68 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A floresta amazônica é um bioma composto por rica biodiversidade e pluralidade antropológica, portanto, o ensino sobre esta deve contemplar sua complexidade, desde questões biológicas e sociais, evidenciando o cenário atual, de constantes disputas de interesse entre classes distintas. Considerando a educação como aliada da conscientização ambiental e o professor como um eixo norteador para consolidar esse processo, o presente trabalho tem o objetivo de conhecer experiências formativas de professores de Ciências Naturais que foram importantes para construir seus pensamentos sobre a floresta amazônica. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática com o intuito de coletar artigos científicos, resumos expandidos, dissertações e teses relacionadas ao tema de interesse, evidenciando o que pesquisas semelhantes buscam sobre o tema, bem como lacunas existentes. Posteriormente questionários semi estruturados foram aplicados aos professores de 6° e 7° ano de 5 escolas públicas de Manaus – AM e as respostas obtidas foram tabuladas e analisadas através da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). Foi verificado que os professores constituíram suas concepções a partir das experiências vividas e foram criadas sete categorias distintas, sendo elas: ‘‘Ambiente Biodiverso’’, ‘‘Ambiente’’, ‘‘Ambiente com Presença Humana’’, ‘‘Ambiente Extraordinário’’, ‘‘Protecionista’’, ‘‘Ambiente de Conflitos’’ e ‘‘Utilitarista’’. As experiências que constituíram as concepções dos professores ocorreram tanto no âmbito acadêmico - na forma de disciplinas relacionadas ao tema, práticas de campo, eventos, excursões - quanto em circunstâncias pessoais, como passeios de barco, pescarias, visitas a zoológicos, museus, parques municipais e estaduais. Além disso, determinados professores cresceram ou tiveram contato com o ambiente interiorano, conhecendo aspectos do bioma desde a infância. Considerou-se importante que pesquisas semelhantes sejam realizadas no âmbito acadêmico, perpassando desde graduações, na forma de monografias e pós-graduação por meio de dissertações e teses. Contribuindo, portanto, na soma dos conhecimentos vigentes, fortalecendo-o no âmbito nacional e regional. Palavras-chave: Experiências Formativas, Floresta Amazônica, Professores de Ciência Palavras-chave: Experiências Formativas, Floresta Amazônica, Professores de Ciência.
Abstract: The Amazon Forest is a biome composed of rich biodiversity and anthropological plurality, therefore, teaching about it must contemplate its complexity, from biological and social issues, highlighting the current scenario, of constant disputes of interest between different classes. Considering education as an ally of environmental awareness and the teacher as a guiding axis to consolidate this process, the present work aims to know the formative experiences of Natural Science teachers that were important to build their thinking about the Amazon Forest. Therefore, an integrative review was carried out in order to collect scientific articles, expanded abstracts, dissertations and theses related to the topic of interest, showing what similar research seeks on the topic, as well as existing gaps. Subsequently, semistructured questionnaires were applied to 6th and 7th grade teachers from 5 public schools in Manaus - AM and the answers obtained were tabulated and analyzed using Laurence Bardin's Content Analysis (2016). It was verified that the teachers constituted their conceptions from the lived experiences and seven distinct categories were created, namely: ‘‘Biodiverse Environment’’, ‘‘Physical Environment’’, ‘‘Environment with Human Presence’’, ‘‘Extraordinary Environment’’, ‘‘Protectionist’’, ‘‘Conflict Environment’’ and ‘‘Utilitarian’’. As they constituted experiences, which both teachers and professors, events did not have experiences - in the form of discipline related visits, such as personal themes, in field experiences, such as by boat, fishing, to events, museums, municipal and state parks. In addition, teachers learned or had contact with the interior environment, knowing aspects of the biome since childhood. It was considered that they were carried out since the publication of important studies, passing through the form of monographs and post-graduation of theses and post-graduations. Contributing, therefore, to the sum of current acquaintances, consolidating it at the national and regional level. Keywords: Formative Experiences, Amazon Forest, Science Teachers.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4327
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Experiências formativas de professores de ciências naturais - o que pensam sobre a floresta amazônica.pdf366,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.