DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Tadeu Braga da-
dc.date.publication2017-08-19T19:40:27Z-
dc.date.available2017-08-19T19:40:27Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/431-
dc.description.abstractEste artigo versa sobre o processo de desenvolvimento do pensamento geométrico utilizando as visualizações turísticas da cidade de Manaus, cuja problemática de investigação consistiu em saber como acontece o avanço do pensamento geométrico. Assim, este trabalho se enquadra na linha de pesquisa que trata do ensino e aprendizagem de Matemática, e fez uso de aspectos da História da Matemática para nortear sua proposta metodológica de ensino. Esta proposta consistiu em colocar em prática um plano de ensino diferenciado para alunos da 3ª série do Ensino Médio do turno noturno de uma escola estadual localizada na Zona Oeste de Manaus, no mês de setembro de 2015. O objetivo maior que se tentou alcançar foi estudar de maneira interdisciplinar a Geometria em conjunto com as Artes presentes em alguns locais turísticos da cidade de Manaus, contextualizando aquilo que é produzido e visto. O modelo de Van Hiele e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel consistiram nos fundamentos teóricos do trabalho. Para a realização da pesquisa, alguns alunos da 3ª série do Ensino Médio foram selecionados e, a partir de diálogos, da observação participante do professor-pesquisador, da análise das atividades propostas e dos registros fotográficos, os dados obtidos foram processados ao longo do trabalho. Ao final, verificamos que a proposta é viável e pode ser aplicada nas escolas. Porém salienta-se que, para que se obtenha um maior êxito, existe a necessidade da disponibilidade de um tempo maior para a realização das atividades, recursos para levar os alunos para a pesquisa de campo, uma prévia organização de material e uma pesquisa de imagens a serem utilizadas.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriaen
dc.subjectInterdisciplinaridadeen
dc.subjectMatemática - Aprendizagemen
dc.titleO uso da interdisciplinaridade entre matemática e artes no ensino de geometria na 3ª série do ensino mèdioen
dc.title.alternativeThe use of interdisciplinarity between mathematics and the arts in the teaching of geometry in the third grade of high schoolen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da interdisciplinalidade entre matemática e artes no ensino de geometria na 3ª série do ensino mèdio.pdf696,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons