DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLucas, Rosane da Cruz-
dc.date.available2022-09-27-
dc.date.available2022-09-28T14:53:38Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4317-
dc.description.abstractThe pandemic in the year 2019-2020 caused by COVID-19 caused many changes in the social context, in which the “Isolation and Social Distancing” was guided as a preventive measure by the World Health Organization. In this way, schools needed to innovate so that education was not interrupted, adopting as a teaching method: online classes and remote classes. Thinking about the reality of the students who are the target audience of Special Education, in this new scenario of remote teaching, especially in students (children, young people and adults) who have disabilities and are inserted in the school network of education in Special Education. The referring work aims to understand how remote classes were developed to serve students with disabilities in the face of this pandemic for the teaching and learning process intended at the Integrated Center for Special Education Professor Esmeralda Aparício Negreiros - CIEEI. Being able to know the challenges of Remote Classes in Special and Inclusive Education, identify the methodological resources used by teachers in the application of remote classes to students, analyze the resources and means used by CIEEI in its remote classes to attend the learning of students with disabilities and describe the challenges encountered in the development of remote classes at CIEEI. The results highlight that the lack of technological access made it very difficult for these students to reach remote teaching. On the other hand, the pandemic allowed for greater collaboration between the family and the school, a fact that enriched the target audience of special education, which had more support from the family in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectaulas remotaspt_BR
dc.subjectremote classespt_BR
dc.subjectpandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicpt_BR
dc.titleO desafio das aulas remotas na educação especial e inclusiva em tempos de pandemia.pt_BR
dc.title.alternativeThe challenge of remote classes in special and inclusive education in times of a pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T14:53:38Z-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Darcimar Souza-
dc.contributor.referee1Tenazor, Ana Paula Bonifácio-
dc.contributor.referee2Inuma, Beatriz de Souza-
dc.description.resumoA pandemia no ano de 2019-2020 ocasionada pela COVID-19 provocou muitas mudanças no contexto social, no qual foi orientado como medida de prevenção pela Organização Mundial de Saúde o “Isolamento e Distanciamento Social”. Dessa forma as escolas precisaram inovar para que a educação não fosse interrompida, adotando como método de ensino: aulas online e aulas remotas. Pensando na realidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial, nesse novo cenário de ensino remoto, principalmente nos alunos (crianças, jovens e adultos) que possuem deficiência e estão inseridos na rede escolar de ensino na Educação Especial. O referente trabalho tem como objetivo, compreender como foram desenvolvidas as aulas remotas para o atendimento aos alunos com deficiência diante dessa pandemia para o processo de ensino e aprendizagem pretendida no Centro Integrado de Educação Especial Professora Esmeralda Aparício Negreiros – CIEEI. Podendo conhecer os desafios das Aulas Remotas na Educação Especial e Inclusiva, identificar os recursos metodológicos utilizados pelos docentes na aplicação das aulas remotas para os alunos, analisar os recursos e meios utilizados pelo CIEEI em suas aulas remotas para o atendimento da aprendizagem dos alunos com deficiência e descrever os desafios encontrados no desenvolvimento das aulas remotas no CIEEI. Os resultados destacam que a falta de acesso tecnológico dificultou muito o alcance desses estudantes ao ensino remoto. Por outro lado, a pandemia possibilitou uma colaboração maior entre a família e a escola, fato esse enriquecedor para o público-alvo da educação especial, que contou com mais apoio da família no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Desafio das aulas remotas na Educação Especial e Incsluiva em tempos de pandemia.pdf556,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.