DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4314
Título: Dislalia na sala de aula: identificação, desafio e o papel do professor frente as dificuldades das crianças do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Batista Lopes no Município de Tabatinga - AM
Título(s) alternativo(s): Dyslalia in the classroom: identification, challenge and the role of the teacher facing the difficulties of elementary school children at Maria Batista Lopes Municipal School in the Municipality of Tabatinga - AM
Autor(es): Ponce, Angela Martins
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: dislalia;dyslalia;identificação;identification;desafios do professor;teacher challenges
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso, aborda a Dislalia na sala de aula: identificação, desafios e o papel do professor frente as dificuldades das crianças do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Batista Lopes, município de Tabatinga-AM. Tem como objetivo geral: compreender o papel do professor em sala de aula, frente as dificuldades da Dislalia de seus alunos. Objetivos específicos: Identificar os alunos dislálicos na escola; registrar a metodologia que o professor utiliza diretamente a criança dislálica; compreender as causas e soluções desse tipo de distúrbio com viés ao processo de ensino e aprendizagem. Na metodologia, utilizamos uma pesquisa bibliográfica, dissertativa, aplicação de questionários destinados a professores e fonoaudióloga. Foi uma pesquisa muito pertinente com desafios neste cenário da educação. Sabemos, portanto, que a educação municipal em Tabatinga, perpassa por essa problemática da Dislalia, no qual muitas crianças enfrentam muitas dificuldades tanto na vida social, quanto no cotidiano escolar. A Escola Maria Batista Lopes, mas precisamente na sala de aula, as crianças que apresentam dislalia, apresentam dificuldades para o aprendizado, os educadores ainda não estão preparados para atender de forma correta os impactos da dislalia, a fonoaudióloga atende as crianças que tem características da dislalia. É importante, que toda a escola e principalmente os professores conheçam as leis que regem a educação inclusiva, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), no qual visa em seus artigos bem como a Constituição Federal de acolher a todos a terem o direito a educação. Em relação aos professores, julga-se necessário buscar alternativas educativas que possam melhorar o quadro de evolução do estudante com dislalia.
Abstract: Este Trabajo de Conclusión del Curso aborda la Dislalia en clase de identificación, desafíos y el papel del docente frente a las dificultades de los niños de la Enseñanza Fundamental de la Escuela Municipal María Batista Lopes, municipio de Tabatinga AM. Tiene como objetivo general, comprender el papel del profesor en clase, frente las dificultades de la Dislalia del estudiante. Objetivos específicos: Identificar los estudiantes dislálicos en la clase; registrar la metodología del maestro diario; comprender las causas y soluciones del característico disturbio del proceso de enseñanza e aprendizaje. Fue una investigación muy pertinente con desafíos en este escenario educativo. Sabemos, por tanto, que la educación municipal de Tabatinga, permea este problema de Dislalia, en el que muchos niños enfrentan muchas dificultades tanto en la vida social como en el cotidiano escolar. En la Escuela María Batista Lopes, pero precisamente en el salón de clases, los niños que tienen dislalia tienen dificultades de aprendizaje, los educadores aún no están preparados para abordar correctamente los impactos de la dislalia, la logopeda atiende a los niños que tienen dislalia. Es importante que toda la escuela y en especial los docentes conozcan las leyes que rigen la educación inclusiva, así como la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB 9394/96), que pretende en su articulado al igual que la Constitución Federal de Bienvenidos todos a tener derecho a la educación. En cuanto a los docentes, se considera necesario buscar alternativas educativas que puedan mejorar la evolución de los alumnos con dislalia.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4314
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.