DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4312
Título: Produções e análise de HQs no ensino médio sobre infecções sexualmente transmissíveis
Título(s) alternativo(s): High school comic book productions and analysis on sexually transmitted infections
Autor(es): Farias, Rayane Pereira
Orientador(es): Dutra, Leandro Barreto
Palavras-chave: IST;Histórias em quadrinhos;Ensino de Biologia
Data do documento: 6-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FARIAS, Rayane Pereira. Produções e análise de HQs no ensino médio sobre infecções sexualmente transmissíveis. 2022. 60 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são doenças originadas por microrganismos, cuja principal via de transmissão caracteriza-se através do contato sexual desprotegido, seja ele oral, anal ou vaginal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as ISTs têm aumentado gradativamente em todo o mundo desde a década de 1990, atualmente são consideradas como um dos maiores problemas que afligem a saúde pública do país. Na adolescência, a não aceitação às medidas de prevenção para ISTs, correlacionado ao início precoce da vida sexual e a falta de informação no meio escolar e nas próprias residências, tornam este público mais vulnerável a estas infecções. Mediante estas questões é necessário propor metodologias alternativas para potencializar o ensino de ISTs como HIV/AIDS e Sífilis nas escolas e consequentemente para a comunidade. O objetivo desta pesquisa consiste em elaborar e produzir HQs para facilitar o aprendizado sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs dos alunos de ensino médio. Com base na abordagem, a presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e os procedimentos são tidos como descritivos. As atividades foram realizadas com alunos do segundo ano do Ensino Médio, de forma remota, utilizando a plataforma Google Meet. O processo de aplicação dividiu-se em sete encontros remotos através da plataforma Google Meet, sendo eles: explicação do projeto e aplicação da sondagem por meio da ferramenta Formulários Google, aulas teóricas sobre o conteúdo de ISTs, oficina sobre as técnicas de elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs) e produção das HQs, aplicação do questionário e avaliação digital por meio da ferramenta Formulários Google. Para análise da produção das HQs e das respostas nas avaliações, foi utilizado a Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a utilização de Histórias em Quadrinhos – HQs em formato online mostrou-se insatisfatória com os alunos do segundo ano do ensino médio para tratar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. As possíveis explicações para tal resultado seriam: 1. Falta de habilidades com os desenhos que osdiscentes impunham sobre eles mesmos; 2. As subjetividades na/para a aprendizagem; 3. As questões que permeiam o ensino remoto. Por fim, destacamos a necessidade de novas pesquisas que ampliem as discussões sobre a temática do uso das histórias em quadrinhos e principalmente, trabalhos que discutam aspectos negativos e de falta de correspondência do alunado com a produção de HQs. Assim como trabalhos que valorizem a promoção da saúde, do conhecimento sobre ISTs e a autonomia do homem frente a sua própria saúde. Palavras-chave: ISTs. Histórias em Quadrinhos. Ensino de Biologia.
Abstract: Sexually Transmitted Infections (STIs) are diseases caused by microorganisms, whose main transmission route is characterized by unprotected sexual contact, whether oral, anal or vaginal. According to data from the World Health Organization (WHO), STI's have gradually increased around the world since the 1990s, and are currently considered as one of the biggest problems affecting public health in the country. In adolescence, the non-acceptance of preventive measures for STIs, correlated to the early start of sexual life and the lack of information in the school environment and in their own homes, make this public more vulnerable to these infections. Based on these issues, it is necessary to propose alternative methodologies to enhance the teaching of STIs such as HIV/AIDS and Syphilis in schools and, consequently, for the community. The objective of this research is to develop and produce comic books to facilitate the learning about Sexually Transmitted Infections - STI's of high school students. Based on the approach, this research is characterized as qualitative. The activities will be carried out with second-year high school students, remotely, using the Google Meet platform. The application process is divided into seven remote meetings through the Google Meet platform, namely: explanation of the project and application of the survey through the Google Forms tool, theoretical classes on the content of IST's, workshop on preparation techniques comic books (comics) and production of comics, questionnaire application and digital assessment using the Google Forms tool. Content Analysis will be used to analyze the production of comics and the responses in the evaluations. The results revealed that the use of Comics - HQs proved to be unsatisfactory with second year high school students to deal with Sexually Transmitted Infections. The possible issues for such a result obtained were described: 1. As the students' lack of skills in relation to design and the difficulties they impose on it; 2. The caveat on individuality and on ways of learning that are unique to each individual and class; 3. The interest and motivation to learn only about the subject of STIs and not about the comics, showing that the theme alone is enough to hold the students' attention; 4. The issues that permeate remote teaching. Finally, we highlight the need for new research that expands the discussions on the theme of the use of comics and, mainly, works that discuss negative aspects and lack of correspondence between the students and the production of comics. As well as works that value the promotion of health, knowledge about STIs and the autonomy of man in front of his own health. Keywords: STIs. Comics. Biology teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4312
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produções e análise de HQs no ensino médio sobre infecções sexualmente transmissíveis.pdf913,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.