DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Stephanie Nascimento da-
dc.date.available2022-09-28T14:37:49Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, Stephanie Nascimento da. A inserção dos espaços não formais nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental anos finais. 2022. 57 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4311-
dc.description.abstractAn ally to Science Teaching is the textbook, a pedagogical resource and often the only instrument that the teacher has available to use in schools, the teacher has an important role in the use of the textbook in different ways in order to provide the student with support for activities of teaching and learning. Another ally in science education are nonformal spaces, the inclusion of non-formal spaces in textbooks can awaken the creative potential of students and motivate interest in science. These spaces provide curiosity in their visitors and offer an educational complement, in order to supply or reduce some deficiencies found in schools and textbooks. Thus, the objective of the present study was to analyze how the Science textbooks of the final years of the PNLD 2020 insert the theme of non-formal spaces in a way that contributes to the teaching and learning process, through Bardin's Content Analysis (2016). For this, the analysis of 8 science collections of the final years was carried out, through the three phases of content analysis, the floating reading of the books that corresponds to the pre-analysis phase, from which the keywords related to non-formal spaces emerged. , the exploration phase of the material to organize the keywords and the phase of treatment of the results. In the 8 collections, the presence of the theme non-formal spaces was verified, inserted in different contents and how the suggestions of activities in non-formal spaces help in the teaching-learning process. Keywords: Textbook; Non-formal spaces; Science teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEspaços não formaispt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectNon-formal spacespt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.titleA inserção dos espaços não formais nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.title.alternativeThe insertion of non-formal spaces in science textbooks for the final years of primary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T14:37:49Z-
dc.contributor.advisor1Cabral, Hiléia Monteiro Maciel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2809503718860401pt_BR
dc.description.resumoUm aliado ao Ensino de Ciências é o livro didático, um recurso pedagógico e muitas vezes o único instrumento que o professor tem disponível para utilizar nas escolas, o docente tem importante papel na utilização do livro didático de diversas formas visando proporcionar ao aluno apoio a atividades de ensino e aprendizagem. Outro aliado na educação em ciências são os espaços não formais, a inclusão dos espaços não formais nos livros didáticos podem despertar o potencial criativo dos alunos e, motivar o interesse pela ciência. Esses espaços propiciam curiosidade em seus visitantes e oferecem um complemento educacional, a fim de suprir ou diminuir algumas carências encontradas nas escolas e nos livros didáticos. Assim o objetivo do presente estudo foi analisar como os livros didáticos de Ciências dos anos finais do PNLD 2020 inserem a temática espaços não formais de modo que contribua no processo de ensino e aprendizagem, por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para isso foi realizado a análise de 8 coleções de ciências anos finais, por meio das três fases da análise de conteúdo, a leitura flutuante dos livros que corresponde a fase de pré-análise, dos quais emergiram as palavras-chaves relacionadas aos espaços não formais, a fase de exploração do material para organização das palavras-chave e a fase de tratamento dos resultados. Nas 8 coleções foi verificado a presença da temática espaços não formais, inseridas em diferentes conteúdos e como as sugestões de atividades em espaços não formais auxiliam no processo de ensino aprendizagem. Palavras-Chave: Livro Didático; Espaços não formais; Ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, G. d.; ZANITTI, M. H., CARVALHO, C. L., DIAS, E. W., GOMES, A. D., & COELHO, F. O. O Planetário como Ambiente não formal para o ensino sobre o Sistema Solar. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 23, 67-86, 2017. AZEVEDO, N. H.; SCARPA, D. L. Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 579–619, 2017. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2017172579. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70,2016. BARRETO, L. M. Educação Ambiental para a Sustentabilidade: um estudo sobre a formação de futuros Licenciados em Biologia centrada no uso de aquários em projetos orientados para a ação ambiental sustentável no ensino médio. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Ambiental e para a Sustentabilidade. Universidade do Minho, setembro de 2016. BATISTA, M. V. A.; CUNHA, M. M. S.; CÂNDIDO, A. L. Análise do tema Virologia em livros didáticos de Biologia do ensino médio. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 145-158, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2020: ciências - Ensino fundamental anos finais. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-dolivro/pnld/funcionamento> acesso em 12 fev. 2022 BIANCONI, M. L.; CARUSO, F. Educação Não-formal. Cienc. Cult. São Paulo, v. 57, n. 4, p. 20, 2005. BRITO, A. G. O Jardim Zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científico. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2012. CAIMI, F. E. Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos políticoeducativos emergentes. Revista História Hoje, [s. l.], v. 7, n. 14, p. 21-40, 2018. DOI: 10.20949/rhhj. v7i14.465. CARDINALI, S. M. M.; FERREIRA, A. C. A aprendizagem da célula pelos estudantes cegos utilizando modelos didáticos tridimensionais: um desafio ético. Revista Benjamin Constant, Ed. 46, 2010. CARVALHO, J. B. P; LIMA, P. F. (2010). Coleção Explorando o ensino: escolha e uso do livro didático. Volume 17. Brasília. p. 15-30. CAZELLI, S. Ciência, cultura, museus, jovens e escolas: quais as relações? 2005. Tese (doutorado). Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2005. CLEOPHAS, M. das G. Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 266 - 298, 2016. DI GIORGI, C. A. G. et. al. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 85, p. 1027-1056, out./dez. 2014. FERNANDES, J. A. B. Você vê essa adaptação? A aula de campo em ciências entre o teórico e o empírico. Tese de Doutorado. Doutorado em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2007. GOHN, M. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro: Fundação CESGRANRIO, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. JACOBUCCI, D. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em extensão, Uberlândia, v.7, 2008. JUNIOR, P. D. C.; AROCA, S. C.; SILVA, C. C. Educação em centros de ciências: visitas escolares ao Observatório Astronômico do CDCC/USP. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 25-36, 2009. LADEIRA, M.; TAGLIATI,J.R.; SANTOS, B. R. Ciências e arte em espaços nãoformais de divulgação científica. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF – Manaus, AM, 2011. MAFFIA, A. M. C.; CRUZ, R.; DIAS, L. S. M. E.; BRAUNA, R. C. A. Livro Didático de Ciências: O real e o idealizado em sua seleção. In: Anais VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2002, São Paulo. MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. Editora Cortez. São Paulo. 2009. MARTINS, E. F.; SALES, N. A. O.; SOUZA, C. A. O Estado, o mercado editorial e o professor no processo de seleção dos livros didáticos. Estudos em avaliação educacional, v. 20, n. 42, p. 11-26, jan./abr. 2009. MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge. O Livro Didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006. NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P.; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor: o caso do ensino de ciências. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, p. 1-12, 2003. OLIVEIRA, R.I; GASTAL, M.L.A; Educação formal, fora da sala de aula – olhares sobre o ensino de ciências utilizando espaços não formais. Encontro nacional de pesquisas em educação em Ciências. Florianópolis, dezembro 2009. OLIVEIRA, J. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensinoaprendizagem. CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4, 2014. Anais. Porto: Anpae, 2014. PIVELLI, S. R. P. Análise do potencial pedagógico de espaços não formais de ensino para o desenvolvimento da temática da biodiversidade e sua conservação. Dissertação de Mestrado apresentada a faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006 QUEIROZ, R. et al. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 4, n. 7, p. 12-23, abr. 2017. ISSN 1984-7505. RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003 - 287 p. REIS, A. R. H.; FACHÍN-TERÁN, A.; FONSECA, A. P. M.; SOUZA, S. A. A história de exploração da “seringa” (Hevea brasiliensis) e o ensino de ciências no museu do seringal Vila Paraíso. Ensino & Pesquisa, v.16, n.1, Pp. 229-241, 2018. REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina ciências da terra e da vida. 457 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004. RODRIGUES, J. Estudando a alfabetização científica por meio de visita roteirizada a uma exposição no jardim botânico. São Paulo, 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, 2017. ROSA, C. P. da; RIBAS, L. C.; BARAZZUTTI, M. Análise de Livros Didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL PIBID-MATEMÁTICA, 1., Santa Maria, 2012. Anais... Santa Maria: UFSM, 2012. ROSA, M. D.; ARTUSO, A. R. O uso do livro didático de ciências de 6º a 9º ano: um estudo com professores brasileiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 709-746, 2019. 10.28976/1984-2686rbpec2019u709746. ROSA, M. D. A seleção e o uso do livro didático na visão de professores de Ciências: um estudo na rede municipal de ensino de Florianópolis, SC. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC. Águas de Lindóia. R, 2013. ROSA, R. G. Do big bang ao cerrado atual: interdisciplinaridade no ensino de ciências integrando espaços não formais. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. ROSIN, C. K.; BIASIBETTI, L.; BOFF, E. T. O. Situação de estudo e o livro didático: análise dos conteúdos de Biologia. In: IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. SABBATINI, M. Museus e centros de ciência virtuais: uma nova fronteira para a cultura científica. Com Ciência. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura14.shtml. Acesso em: 10 junho de 2018. SILVA, D. B. da. (et. Al). Introdução da Etnoastronomia Tupi- Guarani no Ensino Sistematizado de Física. VII CONNEPI Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas, TO, 2012. VARGAS, L. S.; MENEZES, J.; ALVES, N.; SOSA, P.; MELLO-CARPES, P.B. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Revista Ciências e Cognição, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2014. VERCEZE, R. M. A.; SILVINO, E. F. M.. O livro didático e suas implicações na prática do professor nas escolas públicas de Guajará-Mirim. Revista Teoria e Prática da Educação, v.11, n.3, p.338-347, set./dez. 2008. VIEIRA, V.; BIANCONI, M.; DIAS, M. Espaços não formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, Campinas: SBPC, v. 57, n. 4, out./ dez. 2005. VIVEIRO, A. A. Atividades de campo no ensino das ciências: investigando concepções e práticas de um grupo de professores. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006. XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, p. 275-289, 2006. ZAMBON, L. B.; TERRAZZAN, E. A. Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de Educação Básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 237, p. 585 -602, 2013. WAGNER, M. "Livro didático em geografia: uma reflexão sobre seu uso na aula." 2015. Trabalho de conclusão de curso (graduação), Universidade federal da fronteira sul, Chapecó, 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inserção dos espaços não formais nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental anos finais.pdf582,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.