DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4311
Título: A inserção dos espaços não formais nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental anos finais
Título(s) alternativo(s): The insertion of non-formal spaces in science textbooks for the final years of primary school
Autor(es): Silva, Stephanie Nascimento da
Orientador(es): Cabral, Hiléia Monteiro Maciel
Palavras-chave: Livro Didático;Espaços não formais;Ensino de Ciências;Textbook;Non-formal spaces;Science Teaching
Data do documento: 2-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Stephanie Nascimento da. A inserção dos espaços não formais nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental anos finais. 2022. 57 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Um aliado ao Ensino de Ciências é o livro didático, um recurso pedagógico e muitas vezes o único instrumento que o professor tem disponível para utilizar nas escolas, o docente tem importante papel na utilização do livro didático de diversas formas visando proporcionar ao aluno apoio a atividades de ensino e aprendizagem. Outro aliado na educação em ciências são os espaços não formais, a inclusão dos espaços não formais nos livros didáticos podem despertar o potencial criativo dos alunos e, motivar o interesse pela ciência. Esses espaços propiciam curiosidade em seus visitantes e oferecem um complemento educacional, a fim de suprir ou diminuir algumas carências encontradas nas escolas e nos livros didáticos. Assim o objetivo do presente estudo foi analisar como os livros didáticos de Ciências dos anos finais do PNLD 2020 inserem a temática espaços não formais de modo que contribua no processo de ensino e aprendizagem, por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para isso foi realizado a análise de 8 coleções de ciências anos finais, por meio das três fases da análise de conteúdo, a leitura flutuante dos livros que corresponde a fase de pré-análise, dos quais emergiram as palavras-chaves relacionadas aos espaços não formais, a fase de exploração do material para organização das palavras-chave e a fase de tratamento dos resultados. Nas 8 coleções foi verificado a presença da temática espaços não formais, inseridas em diferentes conteúdos e como as sugestões de atividades em espaços não formais auxiliam no processo de ensino aprendizagem. Palavras-Chave: Livro Didático; Espaços não formais; Ensino de Ciências.
Abstract: An ally to Science Teaching is the textbook, a pedagogical resource and often the only instrument that the teacher has available to use in schools, the teacher has an important role in the use of the textbook in different ways in order to provide the student with support for activities of teaching and learning. Another ally in science education are nonformal spaces, the inclusion of non-formal spaces in textbooks can awaken the creative potential of students and motivate interest in science. These spaces provide curiosity in their visitors and offer an educational complement, in order to supply or reduce some deficiencies found in schools and textbooks. Thus, the objective of the present study was to analyze how the Science textbooks of the final years of the PNLD 2020 insert the theme of non-formal spaces in a way that contributes to the teaching and learning process, through Bardin's Content Analysis (2016). For this, the analysis of 8 science collections of the final years was carried out, through the three phases of content analysis, the floating reading of the books that corresponds to the pre-analysis phase, from which the keywords related to non-formal spaces emerged. , the exploration phase of the material to organize the keywords and the phase of treatment of the results. In the 8 collections, the presence of the theme non-formal spaces was verified, inserted in different contents and how the suggestions of activities in non-formal spaces help in the teaching-learning process. Keywords: Textbook; Non-formal spaces; Science teaching
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4311
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inserção dos espaços não formais nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental anos finais.pdf582,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.