DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4308
Título: Profissional biólogo: a importância do conhecimento da legislação pelos discentes do curso de ciências biológicas
Título(s) alternativo(s): Professional biologist: the importance of the knowledge of the legislation by the students of the biological sciences course
Autor(es): Sousa, Valdenice Vilagelin de
Orientador(es): Cabral, Hiléia Monteiro Maciel
Palavras-chave: Áreas;Subárea;Discente de biologia;Biology student;Biology
Data do documento: 18-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUSA, Valdenice Vilagelin de. Profissional biólogo: a importância do conhecimento da legislação pelos discentes do curso de ciências biológicas. 2022. 81 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O biólogo é considerado um profissional que se dedica ao estudo das mais diversas formas de vida, dos processos ecológicos e da sistemática do meio ambiente, por isso, a área de Ciências Biológicas é uma das mais amplas áreas no mercado de trabalho, todavia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cinco em cada dez biólogos não conseguem trabalho após a formação. Durante a graduação existe a falta de informações sobre as áreas que os biólogos podem atuar quando formados, tornando este público mais vulnerável a estas informações. O presente estudo buscou analisar o entendimento dos discentes do curso de Ciências Biológicas em relação à legislação do profissional biólogo. O objetivo desta pesquisa consistiu em avaliar o conhecimento dos discentes sobre as áreas e subáreas de atuação do profissional biólogo e demostrar a importância do conhecimento da legislação relacionada à profissão no direcionamento para as numerosas possibilidades no mercado de trabalho. O biólogo não deve se limitar a conhecer apenas as três grandes áreas de atuação sendo elas meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia e produção, mas aprofundar seus conhecimentos da mesma forma em suas subáreas, na qual engloba cerca de 88 subáreas registradas, que dispõe sobre suas atividades profissionais, áreas e subáreas de conhecimento do profissional biólogo, que em sua maioria são desconhecidas pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas. Com base na abordagem, a presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e exploratória, as atividades foram realizadas com discentes do curso de Ciências Biológicas de quatro universidades da cidade de Manaus/AM, de forma remota, sendo aplicado um questionário utilizando a plataforma Google Forms, indagando seus conhecimentos sobre as área e subáreas de atuação conhecidas. Após o questionário, foi realizada uma palestra online aplicada pela plataforma StreamYard transmitida pelo Youtube ao vivo, tendo por intuito responder possíveis questionamentos sobre as áreas/subáreas de atuação do biólogo, sendo baseado no questionário aplicado aos discentes. Os resultados revelaram que a proposta foi atendida, pois, apresentou dados relevantes dos alunos sobre as áreas e subáreas que os biológos podem atuar quando formados, os alunos exibiram sua insatisfação referente ao descaso com as disciplinas de legislação, visto que, na maioria das universidades estas matérias não são dadas o devido reconhecimento. Logo, não são levadas as informações necessárias aos discentes, levando a perda do mercado de trabalho quando formados. Palavras-chave: Áreas; Subárea; Discente de biologia.
Abstract: We consider the biologist a professional who is dedicated to the study of the most diverse forms of life, ecological processes and the systematics of the environment. the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) five out of ten biologists cannot find work after graduation. During graduation, there is a lack of information about the areas that biologists can work when they graduate, making this public more vulnerable to this information. The present study sought to analyze the understanding of students of the biological sciences course in relation to the legislation of the professional biologist. The objective of this research was to evaluate the knowledge of students about the areas and sub-areas of professional biologist performance, and to demonstrate the importance of knowledge of legislation related to the profession, in directing the numerous possibilities in the job market. Biologists should not limit themselves to knowing only the three main areas of activity, namely environment and biodiversity, health and biotechnology and production, but also deepen their knowledge in their sub-areas, which encompasses about 88 registered sub-areas, which have about their professional activities, areas and sub-areas of professional biologist knowledge, which are mostly unknown to students of the biological sciences course Based on the approach, the present research is characterized as descriptive and exploratory, the activities were carried out with a student of the biological sciences course from four universities in the city of Manaus/AM, remotely, and a questionnaire was applied using the Google Forms platform. , asking their knowledge about the known areas and sub-areas of activity, after the questionnaire, an online lecture was given by the StreamYard platform broadcast live on Youtube, with the aim of answering possible questions about the biologist's areas/sub-areas, based on in the questionnaire applied to the students. The results revealed that the proposal was met, as it presented relevant data from the students about the areas and sub-areas that biologists can act when graduated, students showed their dissatisfaction regarding the neglect with the disciplines of legislation, since, in most universities these subjects are not given due recognition, therefore, the necessary information is not taken to students, leading to loss of the job market when they graduate. Keywords: Areas; Subarea; Biology student.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4308
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.