DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4304
Título: A importância da afetividade para o processo de Ensino Aprendizagem das crianças
Título(s) alternativo(s): The importance of affectivity for the teaching-learning process of children
Autor(es): Barros, Josiely da Silva
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: Afetividade;affectivity;Ensino-Aprendizagem;Teaching-Learning;Escola;School
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A presente pesquisa discorre sobre a importância da afetividade para o processo de ensino aprendizagem das crianças, pois trabalhar com essa temática é uma proposta que envolve compreender as relações interpessoais afetivas presentes na vida educacional das crianças para assim desenvolver um ensino aprendizado baseado em uma educação de qualidade. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da afetividade e como ela ajuda no processo de ensino aprendizagem das crianças, deixando claro as suas contribuições junto com as práticas pedagógicas, com a finalidade de incentivar desde já a incorporação da afetividade dentro das escolas, que ainda é algo preocupante no âmbito educacional; Observar se há a realização de projetos pedagógicos que visem a participação da família nas atividades escolares; Verificar situações de socialização e interação entre aluno/família/escola, aluno/professor e aluno/aluno no âmbito escolar; Compreender de que forma é desenvolvida a parceria família e escola. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica para a compreensão do papel que o afeto possui na educação, levando em consideração a visão de alguns autores. Foi criado também um questionário que foi aplicado aos educadores e a observação não participante. Optou se pela pesquisa qualitativa, bibliográfica. Linha de pesquisa: “Cultura, Educação e Escola”. Sendo assim, concluiu-se que por mais que o afeto seja pouco valorizado dentro das escolas, ele ainda é um fator de grande relevância que contribui para uma aprendizagem significativa.
Abstract: La presente investigación discutirá la importancia de la afectividad para el proceso de enseñanza-aprendizaje de los niños, ya que trabajar con este tema es una propuesta que implica comprender las relaciones interpersonales afectivas presentes en la vida educativa de los niños para desarrollar una enseñanza-aprendizaje basada en una educación de calidad. Por lo tanto, el presente trabajo tiene como objetivo discutir la importancia de la afectividad y cómo ayuda en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los niños, dejando claro sus aportes junto con las prácticas pedagógicas, con el fin de incentivar la incorporación de la afectividad dentro de las escuelas que todavía es algo de preocupación en el campo educativo; Observar si existen proyectos pedagógicos que apunten a la participación de la familia en las actividades escolares; Verificar situaciones de socialización e interacción entre alumno/familia/escuela, alumno/profesor y alumno/alumno en el ámbito escolar; Comprender cómo se desarrolla la relación familia-escuela. Para ello se realizó una investigación bibliográfica, para que se pudiera comprender el importante papel que tiene el afecto en la educación según la visión de algunos autores, también se realizó un cuestionario para educadores y observación no participante. Optamos por la investigación cualitativa, bibliográfica, línea de investigación: “Cultura, Educación y Escuela”. Por lo tanto, se puede concluir que a pesar de que el afecto se subvalora dentro de las escuelas, sigue siendo un factor muy importante que contribuye al aprendizaje significativo.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4304
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem.pdf427,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.