DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Maria Débora Santana de-
dc.date.publication2017-08-19T19:31:39Z-
dc.date.available2017-08-19T19:31:39Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/429-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta por meio da linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem de Matemática, o relato de uma experiência que utiliza jogos matemáticos como estratégia desencadeadora do processo ensino aprendizagem realizada com alunos do 1º ano do ensino médio, na Escola Estadual Dorval Porto, no segundo semestre de 2015. A elaboração dos jogos abordando o conteúdo de funções teve como objetivomostrar os benefícios dos jogos matemáticos para facilitar o aprendizado de alunos que estão com dificuldades em entender o conteúdo de matemática no ensino médio que muitas vezes demonstra para seus colegas e professores que o assunto não foi bem assimilado. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa em sala de aula. A coleta de dados foi realizada pela professora pesquisadora através das observações das estratégias dos alunos durante os jogos.O jogo dominó das funções contém situações problemas referente à função afim e função polinomial do 1º grau, que tem como objetivo reconhecer a lei de uma função polinomial afim e função do 1º grau, reconhecer e analisar o gráfico e analisar o crescimento e decrescimento da função, obter a lei da função, determinar o domínio e o conjunto imagem da função.Antes da utilização dos jogos, foi aplicado um teste com algumas questões sobre o assunto, para verificar o nível de conhecimento dos alunos. Os resultados mostraram que a utilização dos jogos, como estratégia de ensino e aprendizagem, além de motivar e despertar os alunos pelas atividades desenvolvidas, facilitou a compreensão do conteúdo de funções.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Ensino e aprendizagemen
dc.subjectFunções matemáticaen
dc.subjectDificuldades de aprendizagemen
dc.subjectJogos na aprendizagemen
dc.subjectMatemáticaen
dc.subjectJogo de dominó - matemáticaen
dc.titleA importância dos jogos lúdicos no ensino de funções na 1ª série do ensino médioen
dc.title.alternativeThe importance of play games in teaching functions in the 1st grade of high schoolen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância dos jogos lúdicos no ensino de funções na 1ª série do ensino médio.pdf281,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons