DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4299
Título: A importância da afetividade na relação professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem no 5° do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The importance of affectivity in the teacher-student relationship in the teaching and learning process in the 5th of Elementary School
Autor(es): Santos, Patrícia dos Santos e
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: Ensino;Teaching;Aprendizagem;Learning;Afetividade;affectivity;Professor;Teacher;Student
Data do documento: 12-Jun-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A preocupação básica deste estudo é como a afetividade ocorre diante do processo educacional, sendo de fundamental importância ser trabalhada e posta em prática com as diferentes formas de relação existente no contexto educacional e também frente a práxis pedagógica. Tendo esta monografia como objetivo geral: Pesquisar na Escola Municipal Profª Jociêdes Andrade a importância da relação afetiva entre professores e alunos diante do processo educacional no 5º ano do ensino fundamental, e como os objetivos específicos: Identificar os motivos que levam a uma boa ou má relação afetiva entre professores e alunos em sala de aula – pontos positivos e negativos; Investigar de que forma o professor cria vínculos com seus alunos para buscar melhorar a sua prática pedagógica em sala de aula; Analisar as contribuições que à relação professores e alunos traz para a vida e para a formação. A metodologia foi baseada em uma pesquisa de campo, ligada à linha de pensamento: cultura, educação e escola, os dados foram colhidos a partir de observações além de questionários e entrevistas para professores, como resultados tem respostas e dados consistentes de forma qualitativa, além do mais realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores e embasamento teórico desde trabalho monográfico. Tendo em vista que os professores destacarem todas as suas ideias e concepções, inquietudes e insatisfação voltados ao processo educacional diante do cotidiano escolar mostrando todos os seus aspectos de afetividade. Conclui-se que o processo afetivo está presente e está posto a partir de uma concepção positiva no contexto educacional que caracteriza aspectos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula
Abstract: La preocupación básica de este estudio es cómo se da la afectividad en el proceso educativo, siendo de fundamental importancia para ser trabajada y puesta en práctica con las diferentes formas de relación existentes en el contexto educativo y también frente a la praxis pedagógica. Teniendo como objetivo general este monográfico: Investigar en la Escuela Municipal Profª Jociêdes Andrade la importancia de la relación afectiva entre profesores y alumnos en torno al proceso educativo en el 5o curso de primaria, y cómo los objetivos específicos: Identificar las razones que conducen buena o mala relación afectiva entre profesores y alumnos en el aula - puntos positivos y negativos; Investigar cómo el docente crea vínculos con sus alumnos para buscar mejorar su práctica pedagógica en el aula; Analizar los aportes que la relación entre profesores y alumnos aporta a la vida y la formación. La metodología se basó en una investigación de campo, vinculada a la línea de pensamiento: cultura, educación y escuela, se recolectaron datos de observaciones además de cuestionarios y entrevistas para docentes, pues los resultados tienen respuestas y datos cualitativamente consistentes, además de por otra parte, Se realizó una investigación bibliográfica considerando las aportaciones de los autores y las bases teóricas de este trabajo monográfico. Considerando que los docentes resaltan todas sus ideas y concepciones, inquietudes e insatisfacciones orientadas al proceso educativo de cara a la cotidianidad escolar, mostrando todos los aspectos de la afectividad. Se concluye que el proceso afectivo está presente y se fundamenta en una concepción positiva en el contexto educativo que caracteriza aspectos esenciales para la práctica pedagógica en el aula.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4299
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.