DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4297
Título: Traçando abordagens teórica sobre gravidez e maternidade na adolescência e suas implicações no processo de escolarização
Título(s) alternativo(s): Tracing theoretical approaches to pregnancy and maternity in adolescence and its implications for the schooling process
Autor(es): Gonzales, Nilsoneth Pereira
Orientador(es): Tananta, Cleuter Tenazor
Palavras-chave: Gravidez;Pregnancy;Adolescentes;teenagers;Escolarização;schooling;Evasão;Evasion
Data do documento: 12-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente estudo tem como temática: Traçando abordagens teóricas sobre a gravidez e maternidade na adolescência e suas implicações no processo de escolarização. A escolha desse tema se deu devido eu trabalhara na área da saúde em uma Maternidade e vi a real situação de adolescentes grávidas e suas implicações na vida escolar. Diante da realidade que estamos vivenciando atualmente com relação a gravidez na adolescência e sua evasão escolar, este trabalho teve como principal objetivo através de revisões bibliográficas compreender os significados da gravidez em adolescentes ou mães que ainda frequentam escolas, tanto particular quanto em escolas públicas, diferenciando seus níveis de classes. Diante do contexto a pesquisa busca entender através do pensamentos de autores as devidas mudanças que ocorrem na vidas dessas jovens mães e o que elas enfrentam para dar continuidade a sua vida escolar. A metodologia usada nesta pesquisa foi feita através de livros, revistas, jornais, sites e baseados em trabalhos já publicados. Percebe que a família e a escola se tornam os pilares de apoio social para que essas jovens continue sua vida escolar, sendo que, muitas vezes, as jovens de classe baixa são as que mais se arredam da escola, já as jovens de classe média conseguem permanecer na escola por que encontra em sua família o apoio financeiro para manter sua gravidez. As jovens pobres retardam seu projeto de retornar à escola, pois elas terão de arcar com os cuidados com a casa e as crianças, tarefas que se tornam prioritárias e difíceis de dividir com o cônjuge.
Abstract: The present study has as theme: Outlining theoretical approaches on pregnancy and maternity in adolescence and its implications in the schooling process. I chose this theme because I had worked in the health area in a Maternity Hospital and saw the real situation of pregnant teenagers and its implications for school life. Given the reality we are currently experiencing in relation to teenage pregnancy and school dropout, this work had as its main objective, through bibliographical reviews, to understand the meanings of pregnancy in teenagers or mothers who still attend schools, both private and in public schools, differentiating your class levels. Given the context, the research seeks to understand through the thoughts of authors the necessary changes that occur in the lives of these young mothers and what they face to continue their school life. The methodology used in this research was done through books, magazines, newspapers, websites and based on works already published. Realizes that the family and the school become the pillars of social support for these young women to continue their school life, and often the low-class girls are the ones who most withdraw from school, whereas the middle-class girls are able to stay in school because she finds in her family the financial support to keep her pregnancy. Poor girls delay their project of returning to school, as they will have to take care of the house and children, tasks that become a priority and difficult to share with their spouse.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4297
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.