DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4294
Título: O Tdah no contexto escolar: o desafio no ensino da criança com Tdah no município de Tabatinga- Am
Título(s) alternativo(s): ADHD in the school context: the challenge in teaching children with ADHD in the city of Tabatinga-Am
Autor(es): Mendes, Thatiany Urquides
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: TDAH;ADHD;Aprendizagem;Learning;Desafios;Challenges
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Ensinar sempre será um desafio, não importar se a criança possuir TDAH ou não, uma vez que cada criança traz consigo suas particularidades. Nesta perspectiva a aprendizagem de modo geral sempre vem encontrando caminhos para enfrentar desafios adversos que são colocados a sua frente, e no caso das crianças com TDAH o professor ainda terá um trabalho ainda maior para levar a aprendizagem desse aluno. A presente pesquisa se justificou pela importância do tema TDAH, aliado aos desafios educacionais poderá oferecer contribuições significativas para o entendimento e quem sabe melhoria do ensino dessas crianças no município de Tabatinga-AM. A pesquisa, teve por objetivo geral identificar a influência do TDAH na vida dos alunos, o que poderá auxiliar futuramente para a criação de estratégias e metodologias que possam contribuir para a melhorias das crianças que possuem esse transtorno no município de Tabatinga-AM. E Como forma de facilitar a pesquisa e melhor coleta de dados possuiu como objetivos específicos discorrer sobre as legislações vigentes que abordam e amparam os alunos portadores de TDAH; Identificando como a escola faz a inclusão e intervém nos casos dos alunos com TDAH; Constatando quais os principais desafios que os professores enfrentam no que se refere ao ensino e avaliação dos alunos com TDAH. Para isso a pesquisa contou com a colaboração do Centro Integrado De Educação Especial e Inclusão Professora Esmeralda Aparício Negreiros que forneceu documentos e informações contribuindo para que o trabalho pudesse seguir até as escolas aos quais estariam os professores que trabalham com as crianças com TDAH. A pesquisa teve como abordagem a qualidade do ensino, dos desafios que os professores enfrentam em sala de aula com alunos com TDAH, e para isso contou com entrevistas de três professores que trabalham com crianças com TDAH, após a analise das entrevistas a pesquisadora pode considerar que os objetivos foram alcançados e que ainda existem muitos desafios que são enfrentados por essas profissionais que trabalham com educação especial, constatando a importância de mais pesquisam que possam contribuir e sanar os desafios enfrentados pelas professoras.
Abstract: Enseñar siempre será un reto, no importarle si el niño tiene TDAH o no, ya que cada niño trae consigo sus particularidades. En esta perspectiva, el aprendizaje en general siempre ha encontrado formas de enfrentar los desafíos adversos que se les ponen por delante, y en el caso de los niños con TDAH el maestro aún tendrá un trabajo aún mayor para llevar el aprendizaje de este estudiante. Esta investigación se justificó por la importancia del tdah, combinado con los desafíos educativos, y puede ofrecer contribuciones significativas a la comprensión y quién sabe cómo mejorar la enseñanza de estos niños en el municipio de Tabatinga-AM. E Como una forma de facilitar la investigación y una mejor recopilación de datos, tenía como objetivos específicos discutir las legislaciones actuales que abordan y defienden a los estudiantes con TDAH; Identificar cómo la escuela hace inclusión e interviene en los casos de estudiantes con TDAH; Señalar los principales desafíos que enfrentan los maestros con respecto a la enseñanza y evaluación de los estudiantes con TDAH. Para ello, la investigación contó con la colaboración del Centro Integrado de Educación Especial e Inclusión Profesor Esmeralda Aparício Negreiros quien aportó documentos e información aportando para que el trabajo pudiera ir a las escuelas a las que serían maestros que trabajan con niños con TDAH. La investigación apuntó a la calidad de la enseñanza, los desafíos que enfrentan los maestros en el aula con estudiantes con TDAH, y para ello incluyó entrevistas a tres maestros que trabajan con niños con TDAH, después de analizar las entrevistas, el investigador puede considerar que los objetivos se han logrado y que todavía son muchos los desafíos a los que se enfrentan estos profesionales que trabajan con educación especial, señalando la importancia de más investigación que pueda aportar y resolver los desafíos que enfrentan los docentes.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4294
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Tdah no contexto escolar o desafio no enisno de crianças com Tdah no Município de Tabatinga- Am.pdf981,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.