DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Genilce Bernal da-
dc.date.available2022-09-23-
dc.date.available2022-09-26T14:24:12Z-
dc.date.issued2022-05-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4292-
dc.description.abstractThe present study seeks to analyze the implications of sexual abuse in the educational process of children in the Initial Grades of Elementary School and the educator's view on the subject. The theme was chosen when the researcher was asked to visit the daughter and granddaughter of a friend. And when making such a visit, he learned that his friend's 11-year-old granddaughter was abused by her grandfather, then also by her uncle. The researcher was shocked by the report and thought that somehow she should help other children who suffer sexual abuse, that's when this research came about. For the development of this research, a qualitative approach was chosen. And for the theoretical basis of the researched theme, bibliographic research was used, from material already prepared, consisting mainly of books. In order to carry out this work, we also sought to employ the inductive method for a better understanding of the observation of the phenomena under discussion. In the perspective of finding concrete data, which support the discussion in the interpretation of the elements about the theme, a field research was also carried out. Data collection for this research took place from two perspectives: a questionnaire with seven teachers from the Initial Years of Elementary School and an interview with a manager. A thematic analysis was carried out, generating categories that made it possible to understand the positions of teachers regarding the phenomenon. This pointed out that not all educators are aware of sexual abuse. It was observed the need for a training of educators that prioritizes awareness of this issue and offers tools to direct a sensitive look at the childpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectabuso sexual infantilpt_BR
dc.subjectchild sexual abusept_BR
dc.subjectcriançapt_BR
dc.subjectchildpt_BR
dc.subjectprofessorpt_BR
dc.subjectteacherpt_BR
dc.titleAbuso infantil e as implicações na vida e o processo e educacional das criançaspt_BR
dc.title.alternativeChild abuse and the implications for children's life and educational processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-26T14:24:12Z-
dc.contributor.advisor1Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz-
dc.contributor.referee1Souza, Raimundo Mendes de-
dc.contributor.referee2Barcellar , Valery Nicolas de Brito Barcellar-
dc.description.resumoO presente estudo busca analisar as implicações do abuso sexual no processo educacional de crianças nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e o olhar do educador sobre o tema. A escolha da temática se deu quando a pesquisadora foi solicitada a visitar a filha e a neta, de uma amiga. E ao realizar a tal visita, ficou sabendo que a neta de 11 anos de sua amiga era abusada pelo avô, depois também pelo tio. A pesquisadora ficou chocada com o relato e pensou que de alguma forma deveria ajudar outras crianças que sofrem abuso sexual, foi aí que surgiu esta pesquisa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa. E para o embasamento teórico do tema pesquisado, fez-se uso da pesquisa Bibliográfica, a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros. Para realização deste trabalho buscou-se empregar ainda o método indutivo para uma melhor compreensão da observação dos fenômenos em discussão. Na perspectiva de encontrar dados concretos, que embasem a discussão na interpretação dos elementos acerca da temática, realizou-se também a pesquisa de campo. A coleta de dados desta pesquisa aconteceu sobre duas perspectivas: a realização de questionário com sete professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevista com um gestor. Realizou-se uma análise temática, gerando categorias que possibilitaram compreender os posicionamentos dos professores perante o fenômeno. Esta apontou que nem todos os educadores possuem conhecimento frente ao abuso sexual. Foi observada a necessidade de uma formação de educadores que priorize a sensibilização perante esse tema oferece ferramentas para dirigir um olhar sensível à criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abuso sexual infantil e as implicações na vida e no processo educacional das crianças.pdf712,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.