DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4290
Título: A importância do ambiente pedagógico para o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil na creche Dom Alcimar Caldas Magalhães
Título(s) alternativo(s): pedagogical training for the development of early childhood education students at the Dom Alcimar Caldas Magalhães day care center
Autor(es): Souza, Jeicimar Pinto de
Orientador(es): Sousa, Sebastião Rocha de
Palavras-chave: Ambiente escolar;School environment;Ensino-aprendizagem.;Teaching-learning;Educação Infantil;Child education
Data do documento: 22-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa tem como tema: A Importância do Ambiente Pedagógico para o Desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil, tendo como objetivo geral conhecer as contribuições do ambiente pedagógico para a aprendizagem da criança da Educação Infantil, partindo dos objetivos específicos, apresenta as características propicias dos espaços para o ensino aprendizagem, perceber os estímulos do ambiente pedagógico para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e afetivo e verificar o desempenho dos alunos nos espaços oferecidos pelas professoras para a aprendizagem. Tais objetivos questionam a importância dos espaços físicos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, do mesmo modo em que as interações estabelecidas neste ambiente e o real papel do educador nos espaços oferecidos para os alunos. A referente investigação é de caráter qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica para um melhor entendimento da temática. Recorremos ao método dedutivo, e abordagem qualitativa. Diante disto, fez necessário utilizar algumas técnicas para a pesquisa, como observação não participativa e questionários que delineiam os objetivos específicos. Para análise e discussão dos resultados, fez necessário o método hermenêutico-dialético, contextualizando os dados coletados de acordo com o meio. De acordo com a análise dos dados, comprova-se que a preparação dos ambientes devem ser preparados de forma a atender as necessidades das crianças, com isso, devem ser preparados para a criança e com a criança, beneficiando suas habilidades motoras, cognitivas, afetiva e sociais, e também valorizando o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade da criança. E ao professor com um papel determinante dentro do ambiente escolar, cabe a função organizar o ambiente dentro do contexto infantil, alcançando o desenvolvimento das crianças, como o uso dos espaços disponíveis e acessíveis as crianças.
Abstract: This research has as its theme: The Importance of the Pedagogical Environment for the Development of Early Childhood Education students, with the general objective of knowing the contributions of the pedagogical environment to the learning of children in Early Childhood Education, starting from the specific objectives, presents the propitious characteristics of the spaces for teaching and learning, to perceive the stimuli of the pedagogical environment for physical, cognitive, social and affective development and to verify the performance of students in the spaces offered by the teachers for learning. Such objectives question the importance of physical spaces for the development and learning of children, as well as the interactions established in this environment and the real role of the educator in the spaces offered to the students. The referring investigation is qualitative, based on bibliographic research for a better understanding of the theme. We resort to the deductive method, and qualitative approach. In view of this, it was necessary to use some techniques for the research, such as non-participatory observation and questionnaires that outline the specific objectives. For the analysis and discussion of the results, the hermeneutic-dialectical method was necessary, contextualizing the data collected according to the environment. According to the data analysis, it is proven that the preparation of environments must be prepared in order to meet the needs of children, with this, they must be prepared for the child and with the child, benefiting their motor, cognitive, affective skills. and social, and also valuing the development of the child's autonomy and responsibility. And the teacher with a decisive role within the school environment, it is up to the function to organize the environment within the children's context, achieving the development of children, such as the use of available and accessible spaces for children.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4290
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.