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dc.contributor.authorPimentel, Lilian Karollen Alves-
dc.date.available2022-09-22T16:38:58Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Lilian Karollen Alves. Ensino da geometria plana por meio de recursos pedagógicas inclusivos para alunos com dificiência visual do ensino fundamental anos iniciais. 2022. 54 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manuas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4282-
dc.description.abstractThis work has as object of study the teaching and learning process of visually impaired students, in order to bring methodological proposals for the classroom to contribute to the teaching of mathematics. The aim of the research was to analyze how the inclusive teaching resources contribute to the teaching of geometry for visually impaired students in the early years of primary schools. The methodology of this research has a qualitative approach, in a descriptive research strategy, because it aims to report the pedagogical processes, besides adopting the technical procedure case study, which we direct the activities for students from 10 to 12 years old with visual impairment, from a public school in the city of Manaus. Regarding the instrument and data collection technique was carried out questionnaires and observation in which we used the method of data triangulation for the data analysis procedure of the research. The research results point to the importance of the application of inclusive teaching resources for the teaching process in geometry learning. Key words: Methodological resources. Visual impairment. Geometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos metodológicospt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMethodological resourcespt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.titleEnsino da geometria plana por meio de recursos pedagógicas inclusivos para alunos com dificiência visual do ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeTeaching plane geometry through inclusive pedagogical resources for visually impaired students in the early years of primary schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T16:38:58Z-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.contributor.referee1Mar Neto, Anézio Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7327035665807612pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Cátia-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, com o intuito de trazer propostas metodológicas para a sala de aula para contribuir com o ensino de matemática. O objetivo da pesquisa foi analisar de que forma os recursos pedagógicos inclusivos contribuem para o ensino de geometria para alunos com deficiência visual no ensino fundamental anos iniciais. A metodologia dessa pesquisa tem abordagem qualitativa, em uma estratégia de investigação descritiva, pois visa relatar os processos pedagógicos, além de adotarmos o procedimento técnico estudo de caso, o qual direcionamos as atividades para alunos de 10 a 12 anos com deficiência visual, de uma escola da rede pública da cidade de Manaus. No que se refere ao instrumento e técnica de coleta de dados foi realizado questionários e feita observação na qual utilizamos o método da triangulação de dados para o procedimento de análise de dados da pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da aplicação de recursos pedagógicos inclusivos para o processo de ensino em aprendizagem em geometria. Palavras-Chave: Recursos metodológicos. Deficiência visual. Geometria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqGeometriapt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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