DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/428
Título: Utilização do aplicativo Excel no ensino da matemática no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Using the Excel application in high school mathematics teaching
Autor(es): Diniz, João Bosco Colares
Palavras-chave: Excel - Matemática;Matemática - ensino;Matemática - Ensino Médio;Ensino-aprendizagem;Ensino da Matemática
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: O ensino da matemática no ensino médio tem preocupado muitos docentes devido às dificuldades de aprendizagem e, os baixos resultados do IDEB em exames nacionais, tem demonstrado esta realidade nos últimos anos e, diferentes tecnologias da informação e comunicação têm sido utilizadas para minimizar este quadro. Este artigo, a partir de uma abordagem qualitativa teve como objetivos ensinar matemática básica a partir de formulações com uso exclusivo do aplicativo Excel, promovendo o raciocínio lógico do aluno a partir do aprendizado de formulação. Foram selecionados 10 alunos dos anos finais do ensino médio, sem conhecimento prévio de informática, de uma escola da rede pública estadual de ensino de Manaus (AM). Durante as aulas teóricas sobre função quadrática e geometria analítica, os alunos foram orientados quanto à compreensão da equação para construção de gráficos, o que parece ter facilitado a interpretação dos dados no aplicativo Excel, nas aulas práticas. Os discentes foram submetidos a uma aula avaliativa para verificação de aprendizagem e viabilidade do método com o aplicativo Excel e os resultados revelaram que oito alunos apresentaram conceito de aprendizagem muito satisfatória, conseguindo desenvolver as atividades com êxito, elaborando e interpretando corretamente os gráficos produzidos pelo conteúdo estudado e, puderam verificar as variações gráficas após o resultado encontrado. Em contrapartida, dois discentes obtiveram conceito insatisfatório, pois encontraram dificuldades em manipular o aplicativo, mas que haviam compreendido a questão. Com isso, acreditamos que a ferramenta Excel é indicada para auxiliar na melhoria do aprendizado em matemática, sem desconsiderar a importância das aulas tradicionais em sala de aula.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/428
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização do aplicativo Excel no ensino da matemática no ensino médio.pdf731,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons