DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/427
Título: O uso de diferentes metodologias no ensino de função do 1º grau no 1º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The use of different methodologies in the teaching of 1st grade function in the 1st year of high school
Autor(es): Souza, Luisa Helena Da Silva de
Palavras-chave: Ensino da matemática;Estudo das funções;Função do 1º grau - ensino e aprendizagem;Matemática - ensino aprendizagem;Recursos educacionais;Matemática
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: O objetivo deste trabalho, aqui apresentado é mostrar que, com o uso de materiais ludo pedagógico, o professor pode estimular o aprendizado e a compreensão dos alunos sobre os temas abordados no ensino das funções, respeitando os limites de cada aluno. A Matemática é a ciência que estuda os números, as formas e a relação entre eles. Não é uma matéria que se aprende de qualquer jeito, exige muita dedicação e determinação por parte de quem se dispõe a estudá-la. Já a arte de ensinar a Matemática consiste em desenvolver no aluno um raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Como educadores matemáticos os professores devem procurar alternativas para aumentar a motivação dos alunos para uma melhor aprendizagem, desenvolvendo a sua autoconfiança, sua organização, a sua concentração, estimulando a socialização desses alunos e aumentando as interações desse grupo de indivíduos com outras pessoas. Considerando o Ensino e Aprendizagem Matemática como área de concentração tem-se a necessidade de definir maneiras de aplicar este desenvolvimento, para torná-la mais atraente para que os alunos entendam os princípios da Matemática, e como ela é vista nas escolas, pois o uso das Funções de 1º grau, por exemplo, é utilizado no cotidiano sem que se perceba a sua grande e fundamental importância. Para que os alunos compreendam melhor os assuntos abordados em sala de aula, a professora sempre aplica oficinas em algumas aulas de Matemática, para que os alunos coloquem na prática o que aprenderam com os conceitos abordados. Os professores hoje em dia possuem muitos meios pedagógicos e muitos materiais didáticos que estão a sua disposição para que possam transmitir o conhecimento matemático de forma mais simples e dinâmica, proporcionando a seus alunos um aprendizado com maior qualidade, dentro de um ambiente escolar que lhes oferece a oportunidade de aprender de forma diferenciada como o aprendizado da Matemática pode lhes ser útil e fazer a diferença no seu futuro profissional.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/427
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de diferentes metodologias no ensino de função do 1º grau no 1º ano do ensino médio.pdf130,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons