DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4274
Título: Educação no contexto da pandemia: Desafios dos professores das Escolas Municipais de Educação Infantil e anos iniciais na cidade de Tabatinga -AM.
Título(s) alternativo(s): Education in the context of the pandemic: Challenges for teachers of Municipal Schools of Early Childhood Education and early years in the city of Tabatinga -AM.
Autor(es): Magalhães, Jelson Soares
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: Pandemia, Professores, Educação;31 / 5.000 Resultados de tradução Pandemic, Teachers, Education
Data do documento: 12-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, com tema “Educação No Contexto Da Pandemia: Desafios Dos Professores Das Escolas Municipais De Educação Infantil E Anos Iniciais Na Cidade De Tabatinga-AM” vem fazer uma análise através de uma pesquisa de campo, sobre o papel do professor diante da pandemia, apontando suas dificuldades, mas principalmente elencando os desafios superados diante dessa jornada. Para isso conta com o embasamento teórico de vários autores que abordam sobre a educação infantil e anos iniciais, principalmente sobre a educação e os desafios no mundo contemporâneo, perante a pandemia da Covid-19. O trabalho teve o objetivo de analisar a importância da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em todos seus aspectos, e abordou através de uma metodologia investigativa, os desafios dos professores nas Escolas Municipais de Tabatinga-AM. O caminho percorrido para realização do estudo foi a pesquisa quanti-qualitativa, feita através de pesquisas bibliográfica e de campo em duas Escolas Municipais e a Creche Municipal do Município de Tabatinga-AM. Assim trata-se de uma pesquisa exploratória que se enquadra na linha de Educação, Cultura e Escola. Como método coleta de dados aplicou-se quinze questionários a professores da Educação infantil e Anos iniciais, com perguntas abertas e fechadas, do qual foram analisadas e posteriormente apresentadas em forma de gráficos e transcrições das respostas obtidas dos professores pesquisados. A informação coletada foi de suma importância para conhecer os desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, e ainda mais, por dar um olhar humano aos profissionais da educação que trabalharam durante esse período. Fazer breve conclusão.
Abstract: El trabajo de conclusión de este curso, con el tema "La educación en el contexto de la pandemia: desafíos de los docentes de las escuelas municipales de jardín de infancia y primera infancia en la ciudad de Tabatinga-AM" viene a hacer un análisis a través de una investigación de campo, sobre el rol de el docente ante la pandemia, señalando sus dificultades, pero principalmente enumerando los desafíos superados en este camino. Para ello cuenta con el fundamento teórico de varios autores que abordan la educación infantil y la primera infancia, especialmente sobre la educación y los desafíos del mundo contemporáneo, ante la pandemia Covid-19. El trabajo tuvo como objetivo analizar la importancia de la educación infantil y los primeros años de la escuela primaria en todos sus aspectos, y abordó, a través de una metodología investigativa, los desafíos de los docentes en las Escuelas Municipales de Tabatinga-AM. El camino recorrido para la realización del estudio fue la investigación cuantitativo-cualitativa, realizada a través de la investigación bibliográfica y de campo en dos Escuelas Municipales y el Vivero Municipal del Municipio de Tabatinga-AM. Por tanto, se trata de una investigación exploratoria que encaja en la línea de Educación, Cultura y Escuela. Como método de recolección de datos, se aplicaron quince cuestionarios a docentes de Educación Infantil y Primera Edad, con preguntas abiertas y ceradas, las cuales fueron analizadas y posteriormente presentadas en forma de gráficos y transcripciones de las respuestas obtenidas de los docentes encuestados. La información recopilada fue de suma importancia para comprender los desafíos que enfrentan los docentes de Educación Infantil e Años Iniciales, y más aún, para dar una mirada humana a los profesionales de la educación que trabajaron durante este período. Haz una breve conclusión.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4274
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.