DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4270
Título: Família no contexto escolar: Sua participação no processo de aprendizagem na construção social do aluno
Título(s) alternativo(s): Family in the school context: Its participation in the learning process in the student's social construction
Autor(es): Melo, Vanessa Rodrigues
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: Escola, Gestão, Família, Aprendizagem.;School, Management, Family, Learning.
Data do documento: 12-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O estudo investigado aborda a temática Família no Contexto Escolar: Sua participação no processo de aprendizagem na construção social do aluno. Possui como objetivo principal verificar através de uma pesquisa bibliográficas, até que ponto a família pode influenciar na aprendizagem de seus filhos. A principal questão norteadora deste trabalho investiga como se tem dado a relação Família-Escola. Esta pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa, procedeu-se através da observação realizada durante o estágio, realizada em uma instituição pública na Escola Municipal Maria Batista Lopes, atendendo especialmente o público infantil é resultado do instrumento coletado através de observações diretas não participantes. Tendo em vista que, é na família que os primeiros exemplos são seguidos no decorrer de sua formação, e o papel da escola frente às dificuldades encontradas no seio familiar. De modo geral, pôde concluir ao final desta pesquisa, que a comunicação entre as partes encontra se comprometida, dificultando que uma real parceria se instale. Tanto escola como família possuem dificuldade para se expressarem de forma autêntica e espontânea. E que a troca de experiências feita com os pais resulta em uma aprendizagem mais significativa para os educandos. A gestão escolar busca facilitar a relação família\escola na medida que busca estratégia que venham facilitar essa relação baseada no diálogo e na participação.
Abstract: El estudio investigado aborda el tema La familia en el contexto escolar: su participación en el proceso de aprendizaje en la construcción social del alumno. Su principal objetivo es verificar mediante una búsqueda bibliográfica, en qué medida la familia puede influir en el aprendizaje de sus hijos. LA La principal pregunta orientadora de este trabajo investiga cómo Relación Familia-Escuela. Esta investigación descriptiva con enfoque cualitativo, procedió a través de la observación realizada durante la pasantía, realizada en una institución pública en la Escuela Municipal María Batista Lopes, al servicio de especialmente la audiencia infantil es el resultado del instrumento recopilado a través de observaciones directas no participativas. Teniendo en cuenta eso, es en la familia que Se siguen los primeros ejemplos a lo largo de su formación, y el papel de escuela a la luz de las dificultades encontradas dentro de la familia. En general, podría Concluimos al final de esta investigación que la comunicación entre las partes está comprometida, lo que dificulta el establecimiento de una verdadera asociación. tanta escuela como familia, tienen dificultades para expresarse con autenticidad y espontáneo. Y que el intercambio de experiencias realizado con los padres resulta en una aprendizaje más significativo para los alumnos. La gestión escolar busca Facilitar la relación familia / escuela en la búsqueda de estrategias que vienen Facilitar esta relación basada en el diálogo y la participación.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4270
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Familia no contexto escolar sua participação no processo de aprendizagem na construção social do aluno.pdf578,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.