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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Felipe de Souza-
dc.date.available2022-09-24-
dc.date.available2022-09-22T15:55:25Z-
dc.date.issued2022-05-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Felipe de Souza. A tecnologia assistiva no ensino de geometria para alunos com deficiência visual no ensino básico. 2022. 63 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4269-
dc.description.abstractThis research, of qualitative approach, presents as theme the Assistive Technology in teaching geometry to visually impaired students in basic education. It seeks, through this, to highlight the contributions that Assistive Technology brings to the teaching and learning of the geometry content for these students, in order to promote their autonomy in performing common autonomy in performing common activities in regular education classes. A literature review, in this research, considered studies related to geometry teaching and school inclusion, using Assistive Technologies. Assistive Technology. In the pedagogical intervention, mathematical concepts were addressed Geometry: Lines, points, plan, vertices and construction of geometric shapes geometric shapes, with an 8th grade student of the Elementary School of a municipal school, and another student of the 1st year of high school, the State Secretariat of Education of Amazonas (SEDUC), both in the city of Manaus, which had with two visually impaired students. For the development of the activities, adapted didactic material was elaborated, to help blind students. After the application of the activities, it was possible to observe the contribution of the use of Assistive Technology for teaching geometry, especially, the flat the students with visual impairment, allowing them to understand and learn mathematical mathematical concepts. Key-Words: School inclusion. Assistive Technology. Plane geometry. Visual impairment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectAssistive technologypt_BR
dc.subjectPlane geometrypt_BR
dc.subjectVisual impairmentpt_BR
dc.titleA tecnologia assistiva no ensino de geometria para alunos com deficiência visual no ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeAssistive technology in teaching geometry to visually impaired students in primary educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T15:55:25Z-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Jorge de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta como tema a Tecnologia Assistiva no ensino de geometria para alunos com deficiência visual no ensino básico. Busca-se, por meio dessa, evidenciar as contribuições que as Tecnologias Assistivas trazem para o ensino e aprendizagem do conteúdo matemático de geometria plana para esses alunos, de forma a favorecer sua autonomia na realização de atividades comuns nas turmas de ensino regular. A revisão de literatura, nesta investigação, considerou estudos relacionados ao tema ensino de geometria e a inclusão escolar, utilizando Tecnologias Assistivas. Na intervenção pedagógica foram abordados conceitos matemáticos em Geometria: Retas, pontos, plano, vértices e construção de formas geométricas , com uma aluna do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, e outra do 1° ano do Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), ambas da cidade de Manaus, que contavam com duas alunas com deficiência visual. Para o desenvolvimento das atividades, elaborou-se o material didático adaptados, para auxiliar alunos cegos. Após a aplicação das atividades, foi possível observar a contribuição do uso da Tecnologia Assistiva para o ensino de geometria, em especial, a plana as alunas com deficiência visual, permitindo a elas a compreensão e aprendizagem de conceitos matemáticos. Palavras-Chave: Inclusão escolar. Tecnologia Assistiva. Geometria plana. Deficiência visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqGeometria planapt_BR
dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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