DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Oliveira da-
dc.date.available2022-09-24-
dc.date.available2022-09-22T15:52:37Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Oliveira da. Figuras geométricas planas: uma abordagem via construção de maquetes voltadas para a construção civil no 3º ano do ensino médio. 2022. 53 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4268-
dc.description.abstractThe present work was developed with the aim of bringing a proposal through the use of concrete material with well-defined purposes and according to specific and according to specificities of certain mathematical contents. This research refers to a didactic proposal based on the principles of action research action research regarding the application of a methodology with emphasis on the conceptualization of plane geometric figures present in civil construction works. The present research was developed in the discipline of Course Conclusion Work II (TCC II) of the Mathematics Degree Course of the Amazonas State University (UEA). Amazonas State University (UEA). Its application took place in the premises of the Isaías Vasconcelos State School Isaías Vasconcelos State School, located in Iranduba, with students of 3rd year of high school. high school. Altogether, two activities were carried out, all developed within the perspective of exploration and research with the use of concrete material focused on teaching and learning of plane geometry. There were also applied three questionnaires, two for the students and one for the collaborating to the collaborating teacher of the school, being these questionnaires the main instrument for data collection. The results obtained point to a greater ease of easiness of the students in studying certain geometric concepts from the interaction with their interaction with models aimed at civil construction. In this context, the this research also proposes an analysis of the impacts of the confection of mockups for the teaching of Geometry in accordance with what several authors on the subject. Key-words: Mock-ups; Concrete material; Teaching proposal; Plane Figures; Plane Geometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaquetespt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subjectProposta de ensinopt_BR
dc.subjectFiguras planaspt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectMock-upspt_BR
dc.subjectConcrete materialpt_BR
dc.subjectTeaching proposalpt_BR
dc.subjectFigures figurespt_BR
dc.subjectPlane geometrypt_BR
dc.titleFiguras geométricas planas: uma abordagem via construção de maquetes voltadas para a construção civil no 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePlane geometric figures: an approach via construction models for the 3rd year of high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T15:52:37Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Cristina Belo e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5111954268138343pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Elainne Ladislau Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279154942293131pt_BR
dc.contributor.referee2Graça Neto, Almir Cunha da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601314510483206pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de trazer uma proposta de ensino por intermédio do uso de material concreto com propósitos bem definidos e de acordo com especificidades de determinados conteúdos matemáticos. Esta pesquisa refere-se a uma proposta didática partindo dos princípios da pesquisa ação referente à aplicação de uma metodologia com ênfase na conceituação de figuras geométricas planas presentes em obras de construção civil. A presente pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A sua aplicação se deu nas dependências da Escola Estadual Isaías Vasconcelos localizada no município de Iranduba, com alunos do 3º ano do ensino médio. Ao todo foram realizadas duas atividades, todas desenvolvidas dentro da perspectiva da exploração e investigação com o uso de material concreto voltadas para o ensino e a aprendizagem da Geometria Plana. Também foram aplicados três questionários, sendo que dois foram destinados aos alunos e um para o professor colaborador da escola, sendo estes questionários o principal instrumento para coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para uma maior facilidade dos alunos em estudar determinados conceitos geométricos a partir da sua interação com maquetes voltadas para a construção civil. Neste contexto a presente pesquisa também propõe uma análise dos impactos da confecção de maquetes para o ensino da Geometria em conformidade com o que defendem diversos autores acerca do assunto. Palavras-Chave: Maquetes; Material concreto; Proposta de ensino; Figuras planas; Geometria plana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAGÃO, Heliete Meira C. A. [et al.], Materiais Manipulativos para o Ensino de Sistema de Numeração Decimal. São Paulo. Edições Mathema, 2012. BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo SP: IME-USP, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática anos finais Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1997. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Secretaria de Educação Fundamental Brasília, 1998. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília: Mec/SEF, 1998. DOBARRO, V. R.; BRITO, M. R. F. Um estudo sobre habilidade matemática na solução de problemas de geometria. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v.1, n.1, p.34-46, 2010. EVES, Howard. Geometria: Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula. Geometria Tradução Higino H Domingues. São Paulo, Atual, 1997. GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. The Discovery of Grounded Theory: Strategies for Qualitative Research. New York: Aldine de Gruyter, c 1967. GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. GRANDO, Cláudia Maria. Geometria: espaço e forma. Chapecó: Unochapecó; Coordenadoria de Educação a Distância, 2008. 42 ITO, Clayton Meiji. A Matemática para alunos que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação do Distrito Federal.2016.102f.Dissertação de mestrado Departamento de Matemática. Universidade de Brasília. Distrito Federal. KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010. 207p LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. 3º Edição -Campinas, SP: Autores Associados, 2012. LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A educação matemática em revista. Geometria. SBEM, ano 3, n. 4, 1º semestre p.03-13, 1995. Edição especial Blumenau 1995. MACHADO, Nilson José. Publicação de artigo. Encantar a Matemática, out. 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2021 MARTINS, R. Material concreto: um bom aliado nas aulas de matemática. Disponível em: Acesso em: 11 nov. 2021. NASSER, L.; SANT'ANNA, N. F. P. Geometria Segundo a Teoria de Van Hiele. 2. ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2010. RÊGO, Rogéria Gaudêncio; RÊGO, Rômulo Marinho; VIEIRA, Cleber Mendes. Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. SOUZA, Flávia Soares. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso. Dissertação de Mestrado. PUCRJ, 2001. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. São Paulo: Lólio Lourenço, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqGeometriapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.