DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4265
Título: Proposta de ensino de geometria não-euclidiana no ensino básico em uma escola pública da cidade de Manaus-AM
Título(s) alternativo(s): Proposal for teaching non-Euclidean geometry in a public school in the city of Manaus-AM
Autor(es): Oliveira, Alaiane Aragão de
Orientador(es): Moraes, Nadime Mustafá
Palavras-chave: Matemática;Geometria Esférica;Software geogebra;Ensino-aprendizagem;Mathematics;Spherical Geometry;Geogebra software;Teaching-learning
Data do documento: 18-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: OLIVEIRA, Alaiane Aragão de. Proposta de ensino de geometria não-euclidiana no ensino básico em uma escola pública da cidade de Manaus-AM. 2022. 64 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Buscou-se neste trabalho analisar uma proposta de ensino de Geometria Esférica no ensino médio por meio do software Geogebra, em uma turma do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública na cidade de Manaus-AM. Para tanto, dentre outros objetivos, buscou-se apresentar uma síntese da história da Geometria, especialmente a problemática do quinto postulado de Euclides, e também da origem das Geometrias não-Euclidianas por meio das mais significativas tentativas de demonstração do quinto postulado. Também se buscou introduzir os conceitos essenciais da Geometria Esférica, demonstrando alguns de seus principais resultados. Além disso, foi elaborado e aplicado um conjunto de atividades fundamentadas no modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele, utilizando o software Geogebra, no intuito de introduzir os conceitos essenciais da Geometria Esférica. Como resultado, constatou-se que os alunos obtiveram uma aprendizagem significativa de Geometria Esférica através de atividades desenvolvidas através do uso do software Geogebra, fundamentadas no modelo de van Hiele, evidenciando que essa é uma boa estratégia de introduzir esse conteúdo no ensino básico.
Abstract: This work aimed to analyze a proposal for teaching Spherical Geometry Spherical Geometry in high school through the Geogebra software, in a class of 2nd year of high school, a public school in the city of Manaus-AM. To therefore, among other objectives, it was sought to present a synthesis of the history of Geometry, especially the problem of the fifth postulate of Euclid, and also the origin of non-Euclidean geometries through the most significant significant attempts to demonstrate the fifth postulate. It was also also sought to introduce the essential concepts of Spherical Geometry, demonstrating some of its main results. Moreover, it was developed and applied a set of activities activities based on van Hiele's model of development of geometric development model of geometric thinking of van Hiele, using the software Geogebra, in order to to introduce the essential concepts of Spherical Geometry. As a result, it was found that the students obtained a significant learning of Spherical Geometry through activities developed through the use of Geogebra software, based on the van Hiele model, showing that this is a good strategy to introduce this content in basic education. Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4265
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.