DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Carolina Souza da-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-21T14:43:52Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Carolina Souza da. A representação da condição feminina na obra sangue negro, de Noémia de Souza. 2018. 22 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4255-
dc.description.abstractThe representation of the female condition in the work Sangue Negro, by Noémia de Souza, during the period of Portuguese domination that enslaved thousands of Africans, made the woman as a being who suffered not only from racial discrimination, but also from the devaluation due to a created image. But, even in the face of a stereotypical stereotyped image, the Mozambican woman resisted and fought against imposition. Therefore, this work aims to analyze three poems by Noemia de Souza: "Poem", "Moças das docas" and and "Woman who laughs at life and death," to present the female condition represented in poetic writer. As reinforcement, we address the context in which the literature was formed in Mozambique. We show the importance of the press for the propagation of this literature. At Finally, we focus on the analysis of the poems cited from the understanding that the struggles of African liberation struggles influenced the positioning of Mozambican writers Noêmia de Souza. Keywords: resistance; feminine condition; Noémia de Souza.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectCondição femininapt_BR
dc.subjectNoémia de Souzapt_BR
dc.titleA representação da condição feminina na obra sangue negro, de Noémia de Souzapt_BR
dc.title.alternativeThe representation of the feminine condition in the work Black Blood, by Noémia de Souzapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-21T14:43:52Z-
dc.contributor.advisor1Rolon, Renata Beatriz Brandespin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4985813714235077pt_BR
dc.description.resumoA representação da condição feminina na obra Sangue Negro, de Noémia de Souza, durante o período da dominação portuguesa que escravizou milhares de africanos, fez da mulher um ser que sofreu não só com a discriminação racial, mas também com a desvalorização devido a uma imagem criada. Mas, mesmo diante de uma imagem estereotipada, a mulher moçambicana resistiu e lutou contra a imposição. Diante disso, este trabalho destina-se a analisar três poemas de Noêmia de Souza: “Poema”, “Moças das docas” e “Mulher que ria à Vida e à Morte”, para apresentar a condição feminina representada na poética da escritora. Como reforço, abordamos o contexto em que se formou a literatura em Moçambique. Mostramos a importância da imprensa para a propagação dessa literatura. Ao fim, enfocamos na análise dos poemas citados partindo do entendimento de que as lutas de libertação no continente africano influenciaram o posicionamento dos escritores moçambicanos e em especial o de Noêmia de Souza. Palavras-chave: resistência; condição feminina; Noémia de Souza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBOSI, Alfredo. Literatura e Resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. CHABAL, Patrick. Vozes Moçambicanas – Literatura e Nacionalidade. Lisboa: Vega, 1994. CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6ª Edição. Belo Horizonte. Editora Itatiaia Ltda, 2000. ––––––. Literatura e Sociedade. 9ª Edição. Rio de Janeiro. Editora Ouro sobre Azul, 2006. CABACO, José Luis de Oliveira. Moçambique: Identidades, Colonialismo e Libertação. São Paulo, 2007. Tese. (Pós Graduação em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. HEDGES, David (Org.) História de Moçambique: Moçambique no auge do colonialismo, 1930-1961. Vol.2. 2 ed. Maputo: Livraria Universitária, 1999. 22 LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas nas literaturas africanas. Lisboa: Edições Colibri, 2014. MACEDO, Tania; MÂQUEA, Vera. Literaturas de Língua Portuguesa: marcos e marcas – Moçambique. São Paulo; Arte & Ciência, 2007. MARTINS, Helder. Casa dos Estudantes do Império: Subsídios para a História do seu período mais decisivo (1953 a 1961). Luanda, Texto Editores Angola, 2018. SEPÚLVEDA, Maria do Carmo; SALGADO, Maria Teresa (Orgs.). África e Brasil: letras e laços vol. 2. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, 2010. SOUSA, Noémia de. Sangue Negro. São Paulo: Kapulana, 2016. SARTRE, Jean Paul. Que é literatura? 3ª Edição. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo, Abril Cultura, 2004.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura africanapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A representação da condição feminina na obra sangue negro, de Noémia de Souza.pdf241,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.