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dc.contributor.authorCabral, Ivan Hipólito Fonseca-
dc.date.publication2017-08-19T18:54:13Z-
dc.date.available2017-08-19T18:54:13Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/424-
dc.description.abstractEste trabalho visa abordar reflexões sobre o ensino de geometria através do uso de mapas georreferenciados como ferramenta pedagógica. Utilizamos como metodologia para este estudo, a observação dos alunos quando envolvidos em atividades com imagens obtidas com o software Google EarthTM. Trabalhando com imagens de satélite podemos mostrar como a matemática está inserida e adaptada a novas estratégias pedagógicas, procuramos mostrar os conceitos de geometria plana e geometria analítica, utilizando como instrumento imagens familiar aos alunos como sua rua ou bairro. Assim, nossa intenção com esta pesquisa é mostrar o quanto as figuras geométricas estão presentes em nossa realidade, além de revelar características, antes não observadas do espaço urbano, como a historicidade vivenciada ao longo da fixação humana e o modelo de uso desses espaços. Chegando a conclusão que o uso de ferramentas tecnológicas podem aproximar os alunos das ciências como a Matemática, desde que aproveitemos a intimidade dos jovens com as novas tecnologias e usá-las não apenas como lazer e comunicação, mas como meio de compreender que o ambiente urbano, mostrado em imagens de satélite, pode ser observado sob o olhar da geometria.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de geometriaen
dc.subjectSensoriamento remotoen
dc.subjectGoogle Earthen
dc.titleO ensino de geometria com o uso de imagens de satélite da cidade de Manausen
dc.title.alternativeThe teaching of geometry with the use of satellite images of the city of Manausen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

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