DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/424
Titel: O ensino de geometria com o uso de imagens de satélite da cidade de Manaus
Sonstige Titel: The teaching of geometry with the use of satellite images of the city of Manaus
Autor(en): Cabral, Ivan Hipólito Fonseca
Stichwörter: Ensino de geometria;Sensoriamento remoto;Google Earth
Erscheinungsdatum: 18-Aug-2017
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zusammenfassung: Este trabalho visa abordar reflexões sobre o ensino de geometria através do uso de mapas georreferenciados como ferramenta pedagógica. Utilizamos como metodologia para este estudo, a observação dos alunos quando envolvidos em atividades com imagens obtidas com o software Google EarthTM. Trabalhando com imagens de satélite podemos mostrar como a matemática está inserida e adaptada a novas estratégias pedagógicas, procuramos mostrar os conceitos de geometria plana e geometria analítica, utilizando como instrumento imagens familiar aos alunos como sua rua ou bairro. Assim, nossa intenção com esta pesquisa é mostrar o quanto as figuras geométricas estão presentes em nossa realidade, além de revelar características, antes não observadas do espaço urbano, como a historicidade vivenciada ao longo da fixação humana e o modelo de uso desses espaços. Chegando a conclusão que o uso de ferramentas tecnológicas podem aproximar os alunos das ciências como a Matemática, desde que aproveitemos a intimidade dos jovens com as novas tecnologias e usá-las não apenas como lazer e comunicação, mas como meio de compreender que o ambiente urbano, mostrado em imagens de satélite, pode ser observado sob o olhar da geometria.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/424
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O ensino de geometria com o uso de imagens de satélite da cidade de Manaus.pdf576,96 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons