DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVidal, Ruth Ribeiro-
dc.date.available2022-09-14-
dc.date.available2022-09-19T18:21:48Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4249-
dc.description.abstractThe present work, entitled: The Importance of Encouraging Reading in the Early Years of Elementary School, has as general objective to reflect on the importance of encouraging reading in the education of students in the early years of elementary school, also showing specific objectives as: de how the teacher should plan the teaching practice capable of bringing the student closer to the world of reading, access to different genres of texts, have a clear notion of what commitments they have with the student with regard to the issues of reading and learning as a whole. Therefore, the studies to carry out this work focused on deepening knowledge based on bibliographic surveys of several scholars, such as: FREIRE, Paulo (1981); KLEIMAN, Angela (2005); LOIS, Lena (2010); OLIVEIRA, Cláudio Henrique (2009); SILVA, Ezequiel Theodoro (1987); ZILBERMAN; YUNES, Eliana (1985); Regina (2008); among others, who in their studies report densely and broadly on the importance of encouraging reading, their contribution to the integral education of the reader and the needs of students, the school's contribution in planning and organizing educational activities that provide a climate favorable to the knowledge construction process, with a view to the formation of autonomous and reflective readers, capable of accepting challenges, constructing and reconstructing meanings of the social reality in which they are inserted. Emphasizing that the pleasure of reading is created from stimuli, and it is up to teachers, the school and also the family members to provide this moment of training for the student so that they become critical readers and assume citizenship in the world of culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.titleA importância do incentivo á leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of encouraging reading in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T18:21:48Z-
dc.contributor.advisor1Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz-
dc.contributor.referee1Sousa, Sebastião Rocha de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Jorge Barbosa de-
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado: A Importância do Incentivo à leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem por objetivo geral, refletir sobre a importância do incentivo à leitura na formação do aluno nos anos iniciais do ensino fundamental, mostrando também como objetivos específicos: de que forma o professor deve planejar a prática docente capaz de aproximar o aluno ao mundo da leitura, ao acesso aos diversos gêneros textuais, ter noção clara sobre quais compromissos tem com o aluno no que diz respeito às questões da leitura e da aprendizagem como um todo. Diante disso, os estudos para a realização desse trabalho concentrou-se em aprofundar o conhecimento com base em levantamentos bibliográficos de vários estudiosos, tais como: FREIRE, Paulo (1981); KLEIMAN, Ângela (2005); LOIS, Lena (2010); OLIVEIRA, Cláudio Henrique (2009); SILVA, Ezequiel Theodoro (1987); ZILBERMAN; YUNES, Eliana (1985); Regina (2008); entre outros, que em seus estudos, relatam densamente e de forma ampla, sobre a importância do incentivo à leitura, sua contribuição na formação integral do leitor e as necessidades dos alunos, a contribuição da escola em planejar e organizar atividades educativas que ofereçam um clima favorável ao processo de construção do conhecimento, tendo em vista a formação de leitores autônomos e reflexíveis, capazes de aceitar desafios, construir e reconstruir significados da realidade social na qual estão inseridos. Destacando que o prazer pela leitura é criado a partir de estímulos, cabendo aos professores, a escola e também aos familiares, proporcionarem este momento de formação do educando para que eles se tornem cidadãos leitores críticos e assumam a cidadania no mundo da culturapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do incentivo á leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pdf854,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.