DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/424
Título: O ensino de geometria com o uso de imagens de satélite da cidade de Manaus
Título(s) alternativo(s): The teaching of geometry with the use of satellite images of the city of Manaus
Autor(es): Cabral, Ivan Hipólito Fonseca
Palavras-chave: Ensino de geometria;Sensoriamento remoto;Google Earth
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Este trabalho visa abordar reflexões sobre o ensino de geometria através do uso de mapas georreferenciados como ferramenta pedagógica. Utilizamos como metodologia para este estudo, a observação dos alunos quando envolvidos em atividades com imagens obtidas com o software Google EarthTM. Trabalhando com imagens de satélite podemos mostrar como a matemática está inserida e adaptada a novas estratégias pedagógicas, procuramos mostrar os conceitos de geometria plana e geometria analítica, utilizando como instrumento imagens familiar aos alunos como sua rua ou bairro. Assim, nossa intenção com esta pesquisa é mostrar o quanto as figuras geométricas estão presentes em nossa realidade, além de revelar características, antes não observadas do espaço urbano, como a historicidade vivenciada ao longo da fixação humana e o modelo de uso desses espaços. Chegando a conclusão que o uso de ferramentas tecnológicas podem aproximar os alunos das ciências como a Matemática, desde que aproveitemos a intimidade dos jovens com as novas tecnologias e usá-las não apenas como lazer e comunicação, mas como meio de compreender que o ambiente urbano, mostrado em imagens de satélite, pode ser observado sob o olhar da geometria.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/424
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de geometria com o uso de imagens de satélite da cidade de Manaus.pdf576,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons