DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Aline de Souza-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-19T17:02:23Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationROCHA, Aline de Souza Rocha. O corpo feminino em novas cartas portuguesas e nas pinturas de Tamara de Lempicka. 2018. 23 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4234-
dc.description.abstractNovas Cartas Portuguesa, a work written jointly by the authors Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta and Maria Velho da Costa, published in the 1970s, highlights not only the repressions of the military regime, but uses representations of the body as a denounces the conditions under which women are subjugated. Also in the 20th century, Tamara de Lempicka Lempicka, Polish painter, represents in her paintings the female body from the perspective of the female gaze, promoting the importance of self-knowledge. This study stands out for carrying out a comparative analysis between literary art and pictorial art, whose theme is included in a world that fights for more rights granted to women. Keywords: New Portuguese Letters; Tamara de Lempicka; representations of the body;pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovas cartas portuguesaspt_BR
dc.subjectTamara de Lempickapt_BR
dc.subjectrepresentações do corpopt_BR
dc.titleO corpo feminino em novas cartas portuguesas e nas pinturas de Tamara de Lempickapt_BR
dc.title.alternativeThe female body in new Portuguese letters and in the paintings of Tamara de Lempickapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:02:23Z-
dc.contributor.advisor1Portela, Otávio Rios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738pt_BR
dc.description.resumoNovas Cartas Portuguesa, obra escrita em conjunto pelas autoras Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, publicada na década de 70, evidencia não apenas as repressões do regime militar, mas emprega as representações do corpo como denuncia as condições subjugadas as mulheres. Também no século XX, Tamara de Lempicka, pintora polonesa, representa em suas telas o corpo da mulher sob a perspectiva do olhar feminino, fomentando a importância do autoconhecimento. Este estudo destaca-se por realizar uma análise comparativa entre arte literária e a arte pictórica, cujo tema abordado inclui-se em um mundo que luta por mais direitos conferidos à mulher. Palavras-chave: Novas Cartas Portuguesas; Tamara de Lempicka; representações do corpo;pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARRENO, Maria Isabel/Maria Teresa Horta/Maria Velho da Costa. Novas Cartas Portuguesas. Edição Anotada. Org. Ana Luísa Amaral. Lisboa: Dom Quixote, 2010. BATTAILE, G. O erotismo. 2ª. Ed. Tradução de Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987. CAVALCANTI, Jardel Dias. A imagem do corpo na história da arte: do corpo constituído ao corpo destruído. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Jardel%20Dias%20Cavalcanti .pdf CLARK, Kenneth. El Desnudo: un estudio de la forma ideal. Madrid: Alianza Editorial, 2006. COLEPICOLO, Sheila. Transgressão em Novas Cartas Portuguesas. 2007. Tese (Pós Graduação em Literatura Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de São Paulo, São Paulo. DE LEMPICKA, Tamara. Autorretrato (Tamara no Bugatti Verde). 1929. Coleção particular. _______. Andrómeda. 1929. Coleção particular. _____________. O Modelo. 1925. Coleção particular. _____________. The Convalescent. 1932. DUARTE, Constância Lima. “Marcas de violência no corpo literário de Conceição Evaristo”. In: Gênero e literatura: resgate, contemporaneidade e outras perspectivas/ Edilene Ribeiro Batista [organizadora]. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013. HORTA, M.T. Poesia Completa. Lisboa: Listexa, 1983. v1 e 2. LAPONTE, Luciana. “Sexualidades, artes visuais e poder: pedagogias visuais do feminin”. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, 2002. LIMA, Bethânia. “Novas Cartas Portuguesas: o feminino e inovador”. Substantivo Plural. 26 de maio de 2010. Disponível em: http://www.substantivoplural.com.br/%E2%80%9Cnovas cartas-portuguesas%E2%80%9D/. MASTROBERTI, Paula. “A representação das mulheres na cultura visual”. Parte 1 a 10. Inverna Blog: 2013-2014. Disponível em: https://invernablog.wordpress.com/category/artigos/. NÉRET, Gilles. De Lempicka. Tradução: Alexandre Correia. Lisboa: Taschen. 2007. PAZ, Octávio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução de Waldir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994. REIS, Carlos. “A ficção portuguesa entre a Revolução e o fim do século”. In: Literatura Scripta: Revista do Programa de Pós-graduação em Letras e do Cento de Estudos Luso-afro brasileiros da PUC Minas. V. 8, N. 15 (2014). VIEIRA, Carla Borin. “A presença do corpo feminino como objeto na arte contemporânea: as artistas contemporâneas e suas autorias”. 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/5191.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O corpo feminino em novas cartas portuguesas e nas pinturas de Tamara de Lempicka.pdf330,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.