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dc.contributor.authorLopes, Matheus Cascaes-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-19T15:35:10Z-
dc.date.issued2017-12-17-
dc.identifier.citationLOPES, Matheus Cascaes. A identidade feminina nas letras de funk brasileiro: uma abordagem discursiva. 2017. 20 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4228-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the discourse on women in lyrics of Brazilian funk songs of Brazilian funk songs in order to verify which female identity is built in these lyrics. It is understood in this research - and this is justified by this - that funk is a product of the cultural industry and, as such, works to promote the main consequence of this industry which, according to Adorno and Horkheimer (1985), is to "reproduce people", that is, to seek a homogenization of the identities of individuals who consume its products. For the analysis of the lyrics, it was sought to make an articulation of the theoretical and methodological assumptions of French discourse analysis, developed by Michel Pêcheux, to some concepts of Foucault present in History of sexuality, since the funk songs are known for putting sex in discourse. Keywords: female identity; Brazilian funk; French discourse analysis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade femininapt_BR
dc.subjectFunk brasileiropt_BR
dc.subjectAnálise do discurso francesapt_BR
dc.titleA identidade feminina nas letras de funk brasileiro: uma abordagem discursivapt_BR
dc.title.alternativeThe female identity in Brazilian funk lyrics: a discursive approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T15:35:10Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Claudiana Nair Pothin Narzetti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2379100029014413pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o discurso sobre a mulher em letras de canções de funk brasileiro com o intuito de verificar que identidade feminina é construída nessas letras. Entende-se nesta pesquisa – e esta se justifica por isso – que o funk é um produto da indústria cultural e, como tal, funciona de modo a promover a principal consequência dessa indústria que, segundo Adorno e Horkheimer (1985), é a de “reproduzir pessoas”, isto é, a de buscar uma homogeneização das identidades dos indivíduos que consomem os seus produtos. Para a análise das letras, buscou-se fazer uma articulação dos pressupostos teóricos e metodológicos da análise do discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux, a alguns conceitos de Foucault presentes em História da sexualidade, uma vez que as canções de funk são conhecidas por colocar o sexo em discurso. Palavras-chave: identidade feminina; funk brasileiro; análise do discurso francesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqAnálise do discursopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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