DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaula, Cleidiane Oliveira de-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-19T14:49:56Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationPAULA, Cleidiane Oliveira de. Raul Brandão e Columbano Bordalo Pinheiro, entre a literatura e a pintura. 2018. 36 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4219-
dc.description.abstractIn the late 18th century, Portugal experienced the friendly relationship between two artists who were outstanding in Literature and Painting. Raul Brandão and Columbano Bordalo Pinheiro portrayed each other in their works over the course of that relationship, which lasted approximately thirty years. In recent decades, researchers of Brandão and Columbano's works have observed the incursion of traces of Columbano Bordalo's pictorial art into the territory of the Foz do Douro writer. Based on letters and documents dating from 1895, this article seeks to present the inter-artistic dialogue existing in the literary work História dum Palhaço and in the painting Retrato de Raul Brandão. Keywords: Raul Brandão; Columbano Bordalo Pinheiro; Interart Studies Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRaul Brandãopt_BR
dc.subjectColumbano Bordalo Pinheiropt_BR
dc.subjectEstudos Interartespt_BR
dc.titleRaul Brandão e Columbano Bordalo Pinheiro, entre a literatura e a pinturapt_BR
dc.title.alternativeRaul Brandão and Columbano Bordalo Pinheiro, between literature and paintingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T14:49:56Z-
dc.contributor.advisor1Portela, Otávio Rios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738pt_BR
dc.description.resumoNo período finissecular do oitocentos, Portugal conheceu a relação de amizade entre dois artistas que destacavam-se na Literatura e na Pintura. Raul Brandão e Columbano Bordalo Pinheiro retrataram-se reciprocamente nas suas obras ao longo dessa convivência que perdurou aproximadamente trinta anos. Nas últimas décadas, pesquisadores das obras brandonianas e columbanas observaram a incursão de traços da arte pictórica de Columbano Bordalo no território do escritor da Foz do Douro. Com base em cartas e documentos datados desde 1895, este artigo busca apresentar o diálogo interartístico existente na obra literária História dum Palhaço e no quadro Retrato de Raul Brandão. Palavras-chave: Raul Brandão; Columbano Bordalo Pinheiro; Estudos Interartespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRANDÃO, Raul. A Farsa. Edição: José Carlos Seabra Pereira. Lisboa: Relógio D‘Água, 2001. __________. Impressões e Paisagem. Lisboa: Vega, 1980. __________. Memórias. Edição de José Carlos Seabra Pereira. Lisboa: Relógio D‘Água, 2000. V. III. __________. Sonhos – O independente. Lisboa: Printer Indústria Gráfica, 2004. CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. In: Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 2, p. 37-55, 1997. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ls/article/view/13267/15085. CLÜVER, Claus. Inter textus/ Inter artes/ Inter media. In: Revista Aletria. Belo Horizonte. Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários. v. 6, p. 1-32, jul.- dez, 2006. p. 11 – 41. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_txt/ale_14/ale14_cc.pdf. CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. In: ÁRBEX, Márcia (org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 107-166. FRANÇA, José-Augusto. Columbano: os véus e os espectros. Colóquio Artes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 43, p. 25-33, dez. 1979. __________. O essencial sobre Columbano Bordalo Pinheiro. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2007. LEE, Rensselaer W. Ut Pictura Poesis: The Humanistic Theory of Painting. New York: W. W. Norton, 1967. Versão francesa: Ut Pictura Poesis: Humanisme et théorie de la peinture: XVe – XVIIIe siècle. Paris: Éditions Macula, 1991. 20 MACHADO PIRES, A. M. B. O essencial sobre Raul Brandão. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2007. MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Tradução: Eliana Lourenço de Lima Reis. Revisão: Walter Moser e Márcio Bahia. In: Aletria, Belo Horizonte, v. 14, p. 42-65, jul-dez, 2006. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1358/1455 PANOFSKY, E. ―Iconografia e Iconologia: Uma introdução ao estudo da arte da Renascença‖. In: Significado nas Artes Visuais. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2ª ed., 1986, p. 45-88. RIOS, Otávio. De trapeiros e vencidos: efabulação e história em Raul Brandão (Tese de Doutorado). Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2012. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/posverna/doutorado/P ortelaOR.pdf. __________. A experiência estética de Raul Brandão: palavras, destroços, ruínas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. (Coleção Histórias de Leitura). __________ (Org.). Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. VALENTIM, Jorge. Imagens crepusculares: Columbano e Raul Brandão no Portugal finissecular oitocentista. In: Gragoatá, n. 16. Niterói, RJ: EdUFF, 2004. p. 33-49. VIÇOSO, Vitor. A máscara e o sonho: vozes, imagens e símbolos na ficção de Raul Brandão. Lisboa: Edições Cosmos, 1999.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raul Brandão e Columbano Bordalo Pinheiro, entre a literatura e a pintura.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.