DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Francine Pacheco Leite-
dc.date.available2022-09-20-
dc.date.available2022-09-19T14:28:27Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationBARBOSA, Francine Pacheco Leite. A neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia de palavras compostas. 2018. 23 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4212-
dc.description.abstractThis article intends, in general terms, to verify the effectiveness of NLP (NLP) to teach the spelling of compound words. To this end, were selected 30 words in which could or could not occur hyphen according to the spelling rules of the Portuguese Portuguese, to perform a dictation applied to students of a class of the first year of high school students of a school in the south-central region of Manaus, as an initial test. In the second stage, from the results of this data collection tool, classes were planned guided by the principles and strategies of NLP which are used as a technique of memorization, having as theoretical contribution Dilts and Epstein (1999); Dilts (2004). In this theoretical the visual input and not the auditory is the way used as a strategy for the acquisition of orthographic writing. orthographic writing. The final test was then applied, using the same words as the test, with the objective of verifying the effectiveness of NLP strategies as a tool to support the tool to support the process of orthography acquisition. The results were statistically statistical treatment and were analyzed, showing an increase in the percentage of correct in the writing of these words. Therefore, it can be attested that this advance regarding the performance that students obtained in the orthographic writing of words is due to the effectiveness of the methodology of memorization of spelling proposed by NLP. Keywords: Neurolinguistics; spelling; learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurolinguísticapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia de palavras compostaspt_BR
dc.title.alternativeNeurolinguistics applied to the teaching of compound word spellingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T14:28:27Z-
dc.contributor.advisor1Martins, Silvana Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455709808630889pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tenciona, em linhas gerais, verificar a efetividade da Programação Neurolinguística (PNL) no âmbito do ensino da ortografia de palavras compostas. Para tanto, foram selecionadas 30 palavras em que poderia ou não ocorrer hífen de acordo com as regras ortográficas do português, para realização de um ditado aplicado aos alunos de uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola da região centro-sul de Manaus, como teste inicial. Na segunda etapa, a partir dos resultados desse instrumento de coleta de dados, foram planejadas aulas norteadas pelos princípios e estratégias da PNL que são empregados como técnica de memorização, tendo como aporte teórico Dilts e Epstein (1999); Dilts (2004). Nesse contexto teórico, o input visual e não o auditivo é a via utilizada como estratégia para a aquisição da escrita ortográfica. Na sequência, foi aplicado o teste final, utilizando as mesmas palavras do teste inicial, com o objetivo de verificar a efetividade das estratégias da PNL como uma ferramenta para apoiar o processo de aquisição da ortografia. Os resultados obtidos receberam tratamento estatístico e foram analisados, evidenciando um aumento na porcentagem de acertos na escrita dessas palavras trabalhadas. Portanto, pode-se atestar que esse avanço quanto ao desempenho que os alunos obtiveram na escrita ortográfica das palavras se deve à eficácia da metodologia de memorização de ortografia proposta pela PNL. Palavras-chave: Neurolinguística; ortografia; aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDREAS, S.; FAULKNER, C. Breve História da Programação Neurolinguistica – PNL. 1998. Disponivel em: <http://golfinho.com.br/artigo/brevehistoria- da-pnl.htm>. Acesso em 08 jun. 2018. BECHARA, Evanildo, 1928- Gramática fácil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014. BLANDER, Richards; Grinder Jhon. A estrutura da magia. São Paulo: LTC, 2015. BORGES, Kevin Ribeiro; MAQUINÉ, Milena Paiva; BARBOSA, Francine P. Leite; MARTINS, Silvana Andrade. A programação Neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia: Acentuação e Tonicidade. In: Iniciação à Docência: a experiência do PIBID-UEA na articulação teoria-prática no ensino básico. NARZETTI, Claudiana; NEVES, Aline C. O. (Orgs.). 2017. Araraquara: Letraria, 2016. p. 405 a 420. ebook. Disponível em: <https://www.letraria.net/wp-content/uploads/2018/06/inicia%C3%A7%C3%A3o-a docencia-ebook-letraria.pdf>. Acesso em 10 out. 2018. 23 CARDOSO, Elis de Almeida. Composição. In: RODRIGUES, Ângela; ALVES, Ieda Maria. A consturção morfológica da palavra: gramática do português culto falado no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015. p. 111 – 122. DILTS, Robert. A estratégia de soletração da PNL.” Disponível em: <https://golfinho.com.br/artigo/a-estrategia-de-soletracao-da-pnl.htm>. Acesso em 26 mar. 2018. DILTS, Robert; EPSTEIN Todd A. Aprendizagem dinâmica. Tradução de Denise Bolanho. São Paulo: Summus, 1999, vol. I. DILTS, Robert; EPSTEIN Todd. Aprendizagem dinâmica. Tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: Summus, 1999, vol. II. GARDNER, Howard. Estruturas da mente. São Paulo: Artmed, 1994. MANCILHA, Jairo. Programação Neurolinguística Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem. Disponível em: <http://www.rbenche.com.br/intranet/upload/apostilaprogramacaoneurolinguistica.pdf>. MARTINS, Silvana Andrade; AMARO, Marilza Carriel. A programação Neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia: um estudo no âmbito do ensino fundamental. In: Iniciação à Docência: a experiência do PIBID-UEA na articulação teoria-prática no ensino básico. NARZETTI, Claudiana; NEVES, Aline C. O. (Org.). Letraria, Araraquara, 2017. p. 430 a 456. Ebook. Disponível em <https://www.letraria.net/wp content/uploads/2018/06/inicia%C3%A7%C3%A3o-a-docencia-ebook-letraria.pdf>. Acesso em 20 ago. 2018. RODRIGUES, Ângela; ALVES, Ieda Maria (orgs.). A consturção morfológica da palavra: gramática do português culto falado no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqNeurolinguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A neurolinguística aplicada ao ensino da ortografia de palavras compostas.pdf623,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.