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dc.contributor.authorViana, Sarah Brenda da Cruz-
dc.date.available2022-09-19T14:16:40Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationVIANA, Sarah Brenda da Cruz. O protótipo feminino em inocência, de Visconde de Taunay. 2019. 20 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4209-
dc.description.abstractThe present article reflects on the image of women in the 19th century through the main character of the novel Innocence, published in 1872, by Visconde de Taunay, taking into account the historical and social paradigms imposed for the ideal woman model and the feminine symbols. Therefore, it is understood that the "romantic dramas", resulting in the death of one of the lovers, happen from the moment in which the the moment in which the protagonist, even unhappy with the principles of the time, shows herself to be the object of the patriarchal society. KEY WORDS: Brazilian literature; backwoods; women's condition; images and feminine symbols.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectSertanismopt_BR
dc.subjectCondição femininapt_BR
dc.subjectImagens e símbolos femininospt_BR
dc.titleO protótipo feminino em inocência, de Visconde de Taunaypt_BR
dc.title.alternativeThe female prototype in innocence, by Visconde de Taunaypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T14:16:40Z-
dc.contributor.advisor1Aleixo, Marcos Frederico Krüger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8302225272067037pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo reflete sobre a imagem da mulher no século XIX, através da personagem principal do romance Inocência, publicada em 1872, por Visconde de Taunay, tendo em vista os paradigmas históricos e sociais impostos para o modelo de mulher ideal e os símbolos femininos. Sendo assim, compreende-se que os “dramas românticos”, resultando na morte de um dos apaixonados, se dão a partir do momento em que a protagonista, mesmo infeliz com os princípios da época, mostra-se o objeto da sociedade patriarcal. PALAVRAS-CHAVE: Literatura brasileira; sertanismo; condição feminina; imagens e símbolos femininos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. 2.a ed. Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 2.a ed. São Paulo: Cultrix, 1975. CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6º ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 20 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. DEL PRIORE, Mary (org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001. ISMÉRIO, Clarisse. As representações do feminino na educação rio-grandense segundo o discurso positivista (1889-1930). [s.d.]. Disponível em: <http://www.ojs. ufgd.edu.br/índex.php/historiaemreflexao/article/view/484/353> Acesso em: 4 de agosto de 2017. TAUNAY, Visconde de. Inocência. São Paulo: DCL, 2005pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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