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Título: Morfologia nominal: o uso dos plurais na fala dos alunos da EJA em Presidente Figueiredo - Amazonas
Título(s) alternativo(s): Nominal morphology: the use of plurals in the speech of Eja students in Presidente Figueiredo - Amazonas.
Autor(es): Reis, Cristiane Alves dos
Orientador(es): Martins, Valteir
Palavras-chave: Morfologia nominal;Alomorfes;Gramática normativa;EJA;Sociolinguística
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: REIS, Cristiane Alves dos. Morfologia nominal: o uso dos plurais na fala dos alunos da EJA em Presidente Figueiredo - Amazonas. 2019. 20 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de investigar a fala dos alunos da EJA Ensino Fundamental I, do município de Presidente Figueiredo – Amazonas, quanto ao uso dos plurais nominais. Para esse propósito utilizamos a pesquisa de campo, através da qual foram feitas gravações das pronúncias de 16 alunos, referentes a uma lista com 23 imagens no singular e no plural. Repousamos no aporte teórico de Cunha e Cintra (2001), Rocha (2003), Scherre (1988) e Bagno (2007). Nos resultados alcançados, estes sujeitos nos mostraram que, com base na gramática internalizada, dominam a Norma Popular (NPp), respaldada pela Sociolinguística, porém, à medida que evoluem no nível escolar, há evolução também no domínio da Norma Culta (NC). A importância dessa pesquisa é mostrar que a apreensão da leitura leva à compreensão das regras da NC, sem contanto menosprezar a NPp. Palavras-chave: morfologia nominal; alomorfes; gramática normativa; EJA; sociolinguística
Abstract: O presente trabalho tem a finalidade de investigar a fala dos alunos da EJA Ensino Fundamental I, do município de Presidente Figueiredo – Amazonas, quanto ao uso dos plurais nominais. Para esse propósito utilizamos a pesquisa de campo, através da qual foram feitas gravações das pronúncias de 16 alunos, referentes a uma lista com 23 imagens no singular e no plural. Repousamos no aporte teórico de Cunha e Cintra (2001), Rocha (2003), Scherre (1988) e Bagno (2007). Nos resultados alcançados, estes sujeitos nos mostraram que, com base na gramática internalizada, dominam a Norma Popular (NPp), respaldada pela Sociolinguística, porém, à medida que evoluem no nível escolar, há evolução também no domínio da Norma Culta (NC). A importância dessa pesquisa é mostrar que a apreensão da leitura leva à compreensão das regras da NC, sem contanto menosprezar a NPp. Palavras-chave: morfologia nominal; alomorfes; gramática normativa; EJA; sociolinguística
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4202
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