DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrazão, Francisco Ursulino Siqueira-
dc.date.publication2017-08-19T18:45:50Z-
dc.date.available2017-08-19T18:45:50Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/419-
dc.description.abstractEm busca de relações entre o xadrez e a matemática, o presente trabalho, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica visando analisar as possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático em aulas de matemática. Assim, investigase a articulação entre o jogo de xadrez e aeducação matemática de alunos terceiro ano 1, 2, 3 e 4do Ensino Médio, na escola Estadual Professor Jorge Karan Netono município de Manaus, com o objetivo de desenvolver metodologias para a utilização deste jogo em aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e analisou os conteúdos desenvolvidos, taiscomo geometria e frações. Usando o jogo de xadrez para o ensino destes conteúdos, verificamos uma melhora significativa no desempenho na disciplina de matemática e maior interesse e dedicação à matemática por parte dos alunos.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectXadrez - recurso didáticoen
dc.subjectEducação Matemáticaen
dc.subjectJogos educacionaisen
dc.subjectEnsino-aprendizagemen
dc.subjectEnsino da Matemáticaen
dc.titleA importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamentoen
dc.title.alternativeThe importance of the construction of some geometric figures using the game chess for the cognitive development of the student and for his behavior changeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons