DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4180
Title: O ensino escolar da pandemia da covid-19: desafios e dilemas de um novo normal
Other Titles: School teaching of the covid-19 pandemic: challenges and dilemmas of a new normal
Authors: Dias, Sandy Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Tananta, Cleuter Tenazor
Keywords: Educação; Pandemia; ensino; aprendizagem.;Education; Pandemic; teaching; learning.
Issue Date: 25-Jul-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: RESUMO Este trabalho intitulado “O ENSINO ESCOLAR NA PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E DILEMAS DE UM NOVO NORMAL”, foi escolhido por se tratar de um tema novo, um cenário no qual todos os setores sociais principalmente o educacional o qual trataremos com a atenção nesta pesquisa, atravessam grandes desafios em consequência a Covid-19. Com o objetivo de abordar sobre os desafios do ensino em tempo de pandemia, que foi um período bastante delicado a todos, e principalmente ao ensino que passou por inúmeros problemas se tornando até mesmo uma crise em nosso modelo de educação. Os objetivos específicos são investigar estudos referentes ao sistema educacional no cenário atual e analisar a transição das atividades presenciais para as atividades remotas mediante a tecnologia. A metodologia para desenvolver este trabalho foi de revisão bibliográfica, alinhada por inúmeras literaturas, abordadas por pesquisadores que discutem, analisam e trazem reflexões recheadas de possibilidades sobre o desafio encontrado nesse contexto de pandemia. Ora, permeiam e recorrem às tecnologias para superar esses desafios. Fazendo um breve apanhado nas analises e discussões, tecendo possíveis comentários sobre o que fazer para acatar melhores condições para agregar aos fatos recorrentes. Por fim, as considerações finais ressalta-se o quão é fundamental ter acessibilidade e estar acompanhando o meio tecnológico, como uma ferramenta e recurso extremamente essencial no fazer pedagógico mediante ao ensino e aprendizagem
Abstract: RESUMEM Este trabajo se titula “LA EDUCACIÓN ESCOLAR EN LA PANDEMIA DEL COVID 19: RETOS Y DILEMAS DE UNA NUEVA NORMAL”. Para afrontar los retos de la docencia en una época de pandemia, que fue un período muy delicado para todos, y especialmente para una docencia que pasó por numerosos problemas, llegando incluso a convertirse en una crisis en nuestro modelo educativo. La metodología utilizada para desarrollar este trabajo fue una revisión bibliográfica, alineada con numerosas literaturas, abordada por investigadores que discuten, analizan y aportan reflexiones llenas de posibilidades sobre el desafío que se encuentra en este contexto pandémico. Sin embargo, impregnan y recurren a tecnologías para superar estos desafíos. Hacer una breve reseña de los análisis y discusiones, posibilitando comentarios sobre qué hacer para aceptar mejores condiciones para agregar a los hechos recurrentes. Finalmente, las consideraciones finales resaltan lo esencial que es tener accesibilidad y seguimiento del entorno tecnológico, como herramienta y recurso sumamente imprescindible en la práctica pedagógica a través de la enseñanza y el aprendizaje.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4180
Appears in Collections:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino escolar na pandemia da covid 19 desafios e dilemas de um novo normal.pdf518,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.