DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4178
Título: A formação de professores da EJA: Uma reflexão o aperfeiçoamento
Título(s) alternativo(s): The training of EJA teachers: A reflection on the improvement
Autor(es): Ramos, Josimar Sererino
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: formação docente, Educação de jovens e Adultos-EJA, políticas públicas, praticas pedagógicas.;teacher training, Youth and Adult Education-EJA, public policies, pedagogical practices
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como tema: A formação de professores da EJA: uma reflexão par o aperfeiçoamento. A escolha deste tema se deu através das observações do acadêmico pesquisador, sobre a formação do professor da EJA e as dificuldades enfrentadas por ambos os sujeitos. O contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil constitui se numa forma de compreender e referenciar a representação teórica de uma política pública educacional que busca promover uma efetiva mudança no cenário educacional do país dando oportunidade a pessoas que não tiveram acesso à escolarização no momento adequado. Esta pesquisa não pretende descrever todo o momento histórico e sim mostrar, a partir do período colonial, alguns fatos que marcaram a formação docente da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Levando em consideração os poucos estudos encontrados na literatura científica e buscando entender mais sobre o assunto, o presente trabalho tem por objetivo geral investigar, através de uma revisão da literatura científica, a trajetória histórica da EJA no Brasil e apresentar as perspectivas atuais para essa modalidade de educação. Como objetivos específicos mostrar as políticas públicas que norteiam essa modalidade de ensino, apresentar as exigências da formação docente para a EJA, e descrever os desafios que os profissionais enfrentam na realidade da sala de aula. Apresentamos como metodologia, a revisão de literatura numa busca de informações, delineando um estudo secundário através de outros primários, sendo estes analisados criteriosamente e avaliados quanto à sua qualidade científica, assim como questionários aplicados aos docentes. Este estudo encontra-se na linha de pesquisa: Educação, cultura e sociedade, com a utilização da pesquisa qualitativa, bibliográfica, como método de abordagem o dialético. A realização desta pesquisa nos permitiu analisar e mostrar caminhos para o aperfeiçoamento das práticas docentes na EJA.
Abstract: RESUMEN Este trabajo tiene como tema: La formación de docentes de EJA: una reflexión para la mejora. La elección de este tema se hizo a través de las observaciones de la investigadora académica, sobre la formación del docente de la EJA y las dificultades enfrentadas por ambos sujetos. El contexto histórico de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en Brasil constituye una forma de comprender y referenciar la representación teórica de una política pública educativa que busca promover un cambio efectivo en el escenario educativo del país, dando oportunidad a las personas que no han tenido acceso. escolarización en el momento adecuado. Esta investigación no pretende describir todo el momento histórico, sino mostrar, a partir del período colonial, algunos hechos que marcaron la formación docente de Educación de Jóvenes y Adultos en Brasil. Teniendo en cuenta los pocos estudios encontrados en la literatura científica y buscando comprender más sobre el tema, el presente trabajo tiene el objetivo general de investigar, a través de una revisión de la literatura científica, la trayectoria histórica de EJA en Brasil y presentar las perspectivas actuales. para esta modalidad de Educación. Como objetivos específicos mostrar las políticas públicas que orientan esta modalidad de enseñanza, presentar los requerimientos de formación docente para la EJA, y describir los desafíos que enfrentan los profesionales en la realidad del aula. Presentamos como metodología, la revisión bibliográfica en búsqueda de información, delineando un estudio secundario a través de otros estudios primarios, los cuales son minuciosamente analizados y evaluados por su calidad científica, así como cuestionarios aplicados a docentes. Este estudio se enmarca en la línea de investigación: Educación, cultura y sociedad, con el uso de la investigación cualitativa, bibliográfica, como método de abordaje dialéctico. La realización de esta investigación nos permitió analizar y mostrar caminos para mejorar las prácticas docentes en la EJA.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4178
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A formação de professores da EJA uma reflexão para o desenvolvimento.pdf381,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.