DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4177
Título: Síndrome de Down e o processo de Ensino- Aprendizagem Escolar
Título(s) alternativo(s): Down Syndrome and the School Teaching-Learning Process
Autor(es): Árevalo, Mário Mateus Rodrigues
Orientador(es): Rodrigues, Darcimar Souza
Palavras-chave: Síndrome de Down; Escola; Família; Inclusão;Down's syndrome; School; Family; Inclusion
Data do documento: 28-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO O presente trabalho de conclusão de curso, tem como tema a Síndrome de Down e o Processo de Ensino-Aprendizagem Escolar, abordando diálogos voltados a aprendizagem educacional do aluno com Síndrome de Down. Está pesquisa foi realizada na abordagem qualitativa através de pesquisa de campo, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário. No desenvolvimento da pesquisa detectamos as dificuldades dos professores em trabalhar com as crianças com Síndrome de Down na sala de aula, ocasionado pela falta de recursos pedagógicos, falta de infraestrutura escolar adequada para o recebimento dos alunos e suas contribuições para a inserção do mesmo na educação, sendo a base de formação escolar do indivíduo.
Abstract: RESUMEN El presente trabajo de conclusión de curso tiene como tema el Síndrome de Down y el Proceso de Enseñanza-Aprendizaje Escolar, abordando diálogos dirigidos al aprendizaje educativo del alumno con Síndrome de Down. Esta investigación se llevó a cabo en un enfoque cualitativo a través de una investigación de campo, utilizando el cuestionario como instrumento de recolección de datos. En el desarrollo de la investigación, detectamos las dificultades de los docentes para trabajar con niños con Síndrome de Down en el aula, provocados por falta de recursos pedagógicos, falta de infraestructura escolar adecuada para recibir a los estudiantes y sus aportes a si inserción en la educación, siendo la base de la escolaridad del individuo.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4177
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Síndrome de Down e o processo de Ensino-Aprendizagem Escolar.pdf394,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.