DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4173
Título: Sobre mulheres e fotografia: uma construção da identidade indígena por Sebastião Salgado
Título(s) alternativo(s): On women and photography - a construction of indigenous identity by Sebastião Salgado
Autor(es): Costa, Bruna Pollyana Almeida da
Orientador(es): Soares, Neiva Maria Machado
Palavras-chave: Fotografia;GDV;Multimodalidade;ADC
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, Bruna Pollyana Almeida da. Sobre mulheres e fotografia: uma construção da identidade indígena por Sebastião Salgado. 2019. 23 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: É inegável a importância da fotografia para a captura de momentos, para os registros de importantes acontecimentos, para a construção de identidades visuais. Dado seu valor documental, é considerada, na contemporaneidade, um dos modos de comunicação multimodal mais utilizados. Para este trabalho3 , selecionamos fotografias de Sebastião Salgado (2013, 2018) com o objetivo de analisar via processos narrativos e conceituais da metafunção Representacional, da Gramática do Design Visual (GDV) de Gunther Kress e Theo van Leeuwen (2006[1996]) e perpassando ligeiramente pelas metafunções Interativa e Composicional. Sendo de caráter interdisciplinar, esta pesquisa encontra amparo teórico na Análise de Discurso Crítica (ADC) de Norman Fairclough (2001[1992], 2003) e na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) de Michael Halliday (1994[1985]). Essa, por ser a pioneira em convergir a ciência Linguística às relações com o contexto social como lugar de sentido, aquela por considerar os aspectos relacionados às práticas discursivas e sociais e à ordem do discurso onde se encontram as representações da prática social. A partir do recorte feito no corpus, optou-se por analisar 4 (quatro) fotografias predilecionando as representações indígenas que revelam mulheres da etnia Zo’é (PA), Korubo (AM), Yanomami (RR), consideradas isoladas dos não indígenas. Acreditamos no poder das teorias supramencionadas para ampliar os estudos linguísticos interdisciplinares à pesquisa multimodal, analítica e crítica-discursiva envolvendo a fotografia. O trabalho fotográfico de Salgado constitui-se como a parte visível de um processo social que dá forma as manutenções de discursos estabelecidos e em aspectos do poder e dominação arraigados no que se refere aos padrões sociais de mulheres indígenas e não indígenas. Conclui-se que as fotografias apresentadas neste trabalho sinalizam através das representações uma prática discursiva de patriarcado presente no olhar ideológico do fotógrafo pela captação das imagens das participantes interativas. Essa prática coaduna-se com as práticas sociais ainda presentes nas etnias analisadas igualmente patriarcalistas. Palavras-chave: Fotografia, GDV, Multimodalidade, ADC
Abstract: It is undeniable the importance of photography to capture moments, to record important important events, for the construction of visual identities. Given its documental its documental value, it is considered, in the contemporaneity, one of the most used communication modes. For this work3 we selected photographs by Sebastião Salgado (2013, 2018) in order to analyze via narrative and conceptual processes of the Representational metafunction, from the Grammar of Visual Design (GDV) of Gunther Kress and Theo van Leeuwen (2006[1996]) and slightly going through the metafunctions Interactive and Compositional metafunctions. Being of an interdisciplinary nature, this research finds in Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis (CDA) (2001[1992], 2003) and Michael Halliday's Systemic-Functional Linguistics (SFL) (1994[1985]). The latter, for being the pioneer in converging linguistic science to the relations with the social context as a place of meaning, the former for considering aspects related to discursive and social discursive and social practices and the order of discourse where the representations of representations of social practice. From the cut made in the corpus, we chose to analyze 4 (four) photographs preferring the indigenous representations that reveal women of the Zo'é ethnicity of the Zo'é (PA), Korubo (AM), Yanomami (RR) ethnic groups, considered isolated from indigenous people. We believe in the power of the aforementioned theories to expand interdisciplinary linguistic interdisciplinary linguistic studies to multimodal, analytical and critical-discursive research involving photography. Salgado's photographic work is constituted as the visible part visible part of a social process that shapes the maintenance of established discourses and aspects of entrenched power and domination with regard to the social patterns of indigenous and indigenous and non-indigenous women. We conclude that the photographs presented in this work signal through the representations a discursive practice of patriarchy present in the ideological gaze of the photographer by capturing images of the participants interactive. This practice is consistent with the social practices still present in the ethnicities This practice is in line with social practices still present in the analysed ethnic groups which are equally patriarchal. Keywords: Photography, GDV, Multimodality, ADC Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4173
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sobre mulheres e fotografia - uma construção da identidade indígena por Sebastião Salgado.pdf810,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.