DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4172
Título: Os impactos emocionais dos professores da Educação, causado pela Covid - 19.
Título(s) alternativo(s): The emotional impacts of education teachers, caused by Covid-19.
Autor(es): Paula, Neirilene Nascimento de
Orientador(es): Santos, Wenelândia Márcia Bruno dos
Palavras-chave: pandemia, dificuldade da aprendizagem, fator emocional.;pandemic, learning difficulty, emotional factor.
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso, aborda a temática: Os impactos emocionais dos professores da educação, causado pela covid-19. Para analise deste trabalho, contamos com o estudo do autor Andrade (2020) que pesquisou e escreveu sobre o “Adoecimento no trabalho docente em tempos de pandemia: impactos na saúde dos professores dos anos iniciais de uma escola da rede pública do DF”; de Faustino e Silva (2020) que trataram sobre “Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes” e Monteiro e Souza (2020) que trataram a respeito da “Saúde mental e condições de trabalho docente universitário na pandemia da COVID-19”. O objetivo geral deste estudo foi elucidar os impactos emocionais dos profissionais de Educação com revisão bibliográfica. Os objetivos específicos são: discutir o processo de luto, enfrentamento das perdas, isolamento social e ausência de rede de apoio durante a pandemia, apresentar estratégias e ferramentas que auxiliam no controle de impactos emocionais durante a pandemia. Na metodologia, utilizamos uma pesquisa bibliográfica, muito pertinente com desafios neste cenário da educação. Encontramos nos resultados das obras lidas, estudadas e analisadas que, a pandemia trouxe um grande impacto emocional, causando prejuízos ao bem esta dos professores, problemas psicológicos e emocionais que atropelaram de certa forma no ensino e também no aprendizado dos estudantes. Um dos pontos mais afetados foram as perdas familiares, na qual os alunos encontram-se assustados e ainda sem acreditar nas possibilidades de um viver melhor em sociedade. Outro fator foi o prejuízo que causou na aprendizagem e o isolamento dos seres.
Abstract: Resumen This Course Completion Work addresses the theme: The emotional impacts of education teachers, caused by covid-19. To analyze this work, we rely on the study by author Andrade (2020) who researched and wrote about “Illness in teaching work in times of a pandemic: impacts on the health of teachers in the early years of a public school in the DF”; by Faustino e Silva (2020) who dealt with “Educators facing the pandemic: dilemmas and alternative interventions for coordinators and teachers” and Monteiro e Souza (2020) who dealt with “Mental health and university teaching working conditions in the COVID pandemic -19”. The general objective of this study was to elucidate the emotional impacts of Education professionals with a literature review. The specific objectives are: to discuss the grieving process, coping with losses, social isolation and the absence of a support network during the pandemic, to present strategies and tools that help control emotional impacts during the pandemic. In the methodology, we used a bibliographical research, very relevant with challenges in this education scenario. We found in the results of the works read, studied and analyzed that the pandemic brought a great emotional impact, causing damage to the well-being of teachers, psychological and emotional problems that ran over in a way in teaching and also in student learning. One of the most affected points was the family losses, in which the students are scared and still do not believe in the possibilities of a better life in society. Another factor was the damage it caused to the learning and isolation of beings.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4172
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os impactos emocionais dos professores da educação, causado pela covid-19..pdf407,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.