DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4171
Título: Autismo: Um estudo de caso sobre a inclusão escolar de uma criança autista na Educação básica no Município de Tabatinga- AM.
Título(s) alternativo(s): Autism: A case study on the school inclusion of an autistic child in Basic Education in the Municipality of Tabatinga-AM.
Autor(es): Barbosa, Gisely Duarte
Orientador(es): Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Palavras-chave: Autismo, Educação e Escola.;Autism, Education and School.
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO Podemos destacar que todas as crianças que possuem uma necessidade especial, uma especificidade em seu desenvolvimento, são capazes de construírem um conhecimento novo, mas para tanto é necessário a ajuda que possam estar recebendo tanto da família quanto da escola, sendo auxiliada principalmente por profissionais capacitados para este tipo de ensino, pois é no ambiente escolar e com a ajuda desses profissionais que a criança especial será capaz de interagir com os demais colegas e com a sociedade. A inclusão desses alunos especiais em salas de ensino regular é um avanço e uma conquista de muitas famílias que buscam por um ensino igualitário e de qualidade para seus filhos. A presente Pesquisa intitulada “Autismo: Um Estudo De Caso Sobre A Inclusão Escolar De Uma Criança Autista Na Educação Básica No Município De Tabatinga/AM” justifica-se pelo seu cunho investigativo em trazer informações para os pais e professores da importância da inclusão desses alunos para a sala de aula, além disso, poderá ajudar aos novos professores de como receber esses alunos dentro da sala de aula, contribuindo assim para o seu trabalho. Teve como objetivo geral debater sobre os desafios do ensino com crianças autistas, destacando quanto a seus objetivos específicos acompanhar a rotina de uma criança diagnosticada com espectro autista, observando o seu dia a dia, como forma de identificar os principais desafios para a inclusão dessa criança na escola, para isso a pesquisadora buscou fazer uma sinopse com quem está diariamente envolvido na educação do aluno autista, como a escola, professores, pais e até mesmo os demais colegas em sala de aula, para isso procurou coletar informações desses agentes que convivem diariamente com essa criança, entrevistando e observando a relação existente entre eles, descrevendo na análise de dados as estratégia que a professora utiliza para proporcionar o desenvolvimento físico, cognitivo e social de seu aluno autista. Destacando-se por fim que a escola e as professoras possuem dificuldades a serem sanadas, mas que com o empenho e parceria das mesmas conseguem dia a dia vencer cada um deles
Abstract: RESUMEN Podemos destacar que todos los niños que tienen una necesidad especial, una especificidad en su desarrollo, son capaces de construir nuevos conocimientos, pero para ello es necesaria la ayuda que puedan estar recibiendo tanto de la familia como de la escuela, siendo ayudados principalmente por personas capacitadas. profesionales para este tipo de enseñanza, porque es en el ámbito escolar y con la ayuda de estos profesionales que el niño especial podrá relacionarse con otros compañeros y con la sociedad. La inclusión de estos alumnos especiales en las aulas de educación regular es un avance y un logro para muchas familias que buscan una educación igualitaria y de calidad para sus hijos. La presente investigación titulada “Autismo: Estudio de Caso sobre la Inclusión Escolar de un Niño Autista en la Educación Básica en el Municipio de Tabatinga/AM” se justifica por su carácter investigativo al acercar informaciones a padres y docentes sobre la importancia de la inclusión de estos alumnos. al aula, además, puede ayudar a los nuevos profesores sobre cómo acoger a estos alumnos en el aula, contribuyendo así a su trabajo. Tuvo como objetivo general discutir los desafíos de la enseñanza con niños autistas, destacando como objetivos específicos acompañar la rutina de un niño diagnosticado con espectro autista, observando su cotidiano, como forma de identificar los principales desafíos para la inclusión de ese niño. en la escuela, para ello, la investigadora buscó hacer una sinopsis con quienes se involucran diariamente en la educación de los alumnos autistas, como la escuela, los docentes, los padres e incluso los demás compañeros del aula, para ello, buscó recopilar información de estos agentes que conviven diariamente con este niño, entrevistando y observando la relación entre ellos, describiendo en el análisis de datos las estrategias que utiliza la docente para propiciar el desarrollo físico, cognitivo y social de su estudiante autista. Finalmente, resaltar que la escuela y los docentes tienen dificultades por subsanar, pero que con su compromiso y compañerismo logran superar cada una de ellas día a día.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4171
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.