DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4170
Título: Inclusão dos alunos com necessidades especiais na Escola Estadual Professora Rosa Cruz
Título(s) alternativo(s): Inclusion of students with special needs at Escola Estadual Professora Rosa Cruz
Autor(es): Sabino, Francisleia Rodrigues
Orientador(es): Rodrigues, Darcimar Souza
metadata.dc.contributor.advisor2: SABINO, Artemiza Rodrigues
Palavras-chave: Educação Especial; Inclusão Escolar; Recursos Metodológicos.;Special education; School inclusion; Methodological Resources.
Data do documento: 28-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO Esse trabalho tem como Tema: “Inclusão De Alunos Com Necessidades Especiais Na Escola Estadual Professora Rosa Cruz”. A Educação Especial vem ganhando espaço dentro das escolas públicas brasileiras. Mas, o processo de inclusão ainda não está concretizado, uma vez que isto depende de toda uma estrutura seja física encontrada na arquitetura de uma escola (acessibilidade), seja nas questões pedagógicas com recursos humanos e materiais disponíveis para atender a demanda. Este estudo tem o objetivo de analisar como acontece a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na Escola Estadual Professora Rosa Cruz. Utilizamos uma abordagem qualitativa para compreender os sujeitos da pesquisa em seu ambiente escolar. A pesquisa bibliográfica e de campo nortearam os trabalhos por meio da observação e aplicação de questionário. Constatamos que os professores enfrentam dificuldades como a falta de recursos materiais, falta de professor auxiliar da vida escolar, falta de adaptação adequada na estrutura física da escola que são elementos fundamentais para promover acessibilidade e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
Abstract: RESUMEN Este trabajo tiene como tema “ inclusión de los alunos com necesidades especiales en la Escuela Estadual Professora Rosa Cruz”. La Educación Especial viene ganando terreno en las escuelas públicas brasileñas. Pero el proceso de inclusión aún no se ha implementado, ya que depende de toda una estructura, sea física que se encuentra en la arquitectura de una escuela (accesibilidad), o en cuestiones pedagógicas con recursos humanos y materiales disponibles para atender la demanda. Este estudio tiene como objetivo analizar cómo ocurre la inclusión de estudiantes con necesidades educativas especiales en la Escola Estadual Professora Rosa Cruz. Utilizamos un enfoque cualitativo para comprender a los sujetos de investigación en su entorno escolar. La investigación bibliográfica y de campo orientó el trabajo a través de la observación y aplicación de un cuestionario. Encontramos que los docentes se enfrentan a dificultades como la falta de recursos materiales, la falta de un profesor auxiliar para la vida escolar, la falta de adecuación adecuada en la estructura física de la escuela, que son elementos fundamentales para promover la accesibilidad y la inclusión de los estudiantes con necesidades educativas especiales
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4170
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusão dos alunos com necessidades especiais na Escola Estadual Professora Rosa Cruz.pdf903,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.