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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVargas, Fábio de Lima-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2022-09-14T13:39:20Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4168-
dc.description.abstractRESUMEN El presente trabajo monográfico, con el tema “Discapacidad Física: la Experiencia de los Profesionales con Deferencia en las Escuelas Públicas del Municipio de Tabatinga-AM” viene a abordar el rol del docente con discapacidad frente a sus experiencias como educador en una escuela pública, señalando sus dificultades, obstáculos y conquistas de sus derechos debido a una carrera profesional, pero principalmente enumerando los desafíos superados en este camino. Para ello, se apoya en la base teórica de varios autores que abordan una perspectiva general del término discapacidad con acepciones y clasificaciones, en especial sobre los desafíos que enfrentan los profesionales con discapacidad para poder insertarse en el mercado laboral, hechos que de alguna manera aún están en discusión. una distancia gran barrera de este público profesional, frente a las leyes existentes, que aún no se ejercen con los debidos derechos para estas personas. El objetivo de este trabajo fue analizar la experiencia y la importancia de los profesionales de la educación escolar con discapacidad en el campo del trabajo escolar en todas sus vertientes de derecho. El tema fue abordado a través de una metodología investigativa, realizada desde la perspectiva de la investigación cuantitativo cualitativa, a partir de la investigación bibliográfica y de campo en dos Escuelas Municipales y en dos Escuelas Estatales existentes en el Municipio de Tabatinga-AM. Así, se trata de una investigación exploratoria que se encuadra en la línea de Educación, Cultura y Escuela. Como método de recolección de datos, se aplicaron cuestionarios a docentes con discapacidad física. Los resultados en relación a las vivencias de los profesionales con discapacidad física muestran que el rol del docente va más allá, pues comprende las vivencias de los entrevistados como persona/docente, que durante una larga trayectoria colaborando con la educación escolar, enfrentó muchas dificultades y especialmente obstáculos, y que al final su trabajo marcó la diferencia en el campo de la educación y en la vida de muchos estudiantes a lo largo de todos estos años.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência Física. Profissionais. Experiência.pt_BR
dc.subjectPhysical Disability. Professionals. Experience.pt_BR
dc.titleDeficiência física: a experiência de profissionais com deficiência em Escola Pública no Município de Tabatinga - AM.pt_BR
dc.title.alternativePhysical disability: the experience of professionals with disabilities in a public school in the city of Tabatinga - AM.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T13:39:20Z-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Darcimar Souza-
dc.contributor.referee1Chagas, Tamires Furtado das-
dc.contributor.referee2Souza, Marleide Muca de-
dc.description.resumoRESUMO O presente trabalho monográfico, com tema “Deficiência Física: a Experiência de Profissionais com Deferência em Escolas Públicas no Município de Tabatinga-AM” vem abordar sobre o papel do professor com deficiência diante das suas experiências como educador em escola pública, apontando suas dificuldades, obstáculos e conquistas dos seus direitos em função de uma carreira profissional, mas principalmente elencando os desafios superados diante dessa jornada. Para isso conta com o embasamento teórico de vários autores que abordam sobre uma perspectiva geral do termo deficiência com significados e classificações, principalmente sobre os desafios que os profissionais com deficiência enfrentam para conseguir adentrar no mercado de trabalho fatos esses que de alguma forma ainda há uma grande barreira desse público profissional, perante as leis existentes, mais que ainda não são exercidas com devido direito para essas pessoas. O trabalho teve o objetivo de analisar a experiência e importância de profissionais da educação escolar com deficiência no campo do trabalho escolar em todos seus aspectos de direito. A temática foi abordada através de uma metodologia investigativa, realizada na perspectiva de pesquisa quanti-qualitativa, pautadas em pesquisas bibliográfica e de campo em duas Escolas Municipais e em duas Escolas Estaduais existentes do Município de Tabatinga-AM. Assim trata-se de uma pesquisa exploratória que se enquadra na linha de Educação, Cultura e Escola. Como método de coleta de dados, aplicou-se questionários a professores com deficiência física. Os resultados em relação as experiências de profissionais com deficiência física mostram que, o papel dos professores vai além disso, pois se compreende as experiências dos entrevistados como pessoa/professor, que durante muito tempo de carreira colaborando com educação escolar, enfrentaram muitas dificuldades e principalmente obstáculos, e que no fim o seu trabalho fizeram a diferença para o campo da educação e na vida de muitos alunos no decorrer desses anos todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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