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dc.contributor.authorKoide, Ketlen de Jesus-
dc.date.available2022-09-13-
dc.date.available2022-09-14T13:21:58Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationKOIDE, Ketlen de Jesus. A influência do Programa Residência Pedagógica na formação do docente de residentes do Curso de Ciências Biológicas. 2022. 40f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4164-
dc.description.abstractThe present work aimed to investigate the influence and contribution of the Pedagogical Residency Program in the teacher training of the Residents of the Biological Sciences course at the Center for Higher Studies of Parintins/CESP/UEA. As for the means of investigation, the present work has a qualitative approach, with descriptive and analytical specificity. To meet the objective of the work, questionnaires were organized with open questions applied with pedagogical residents of the Biological Sciences course and open and closed questions with the Preceptors. Thus, 17 pedagogical residents of a Biology subproject of the Pedagogical Residency Program (PRP) and 03 Preceptors were invited to answer the questionnaire. The data obtained in this study indicated that there are many challenges to be faced by future Biology teachers. In this way, it was also evidenced that the PRP influences very positively and contributes by adding relevant knowledge to the future teacher. In particular, the opportunity to have the support of a teacher with more experience for the inclusion of academics in the daily life of the school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreceptorespt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectResidentespt_BR
dc.titleA influência do Programa Residência Pedagógica na formação do docente de residentes do Curso de Ciências Biológicaspt_BR
dc.title.alternativeThe influence of the Pedagogical Residency Program in the training of teachers of residents of the Biological Sciences Coursept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T13:21:58Z-
dc.creator.ID022301112-64pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Jander de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978219014938016pt_BR
dc.contributor.referee3Trindade, Dilcindo Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948121178402531pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar a influência e a contribuição do Programa Residência Pedagógica na formação docente dos Residentes do curso de Ciências Biológicas, do Centro de Estudos Superiores de Parintins/CESP/UEA. Quanto aos meios de investigação, o presente trabalho tem abordagem qualitativa, com especificidade descritiva e analítica. Para atender o objetivo do trabalho foram organizados questionários com questões abertas aplicado com residentes pedagógicos do curso de Ciências Biológicas e questões abertas e fechadas com os Preceptores. Assim, foram convidados para responder o questionário 17 residentes pedagógicos de um subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e 03 Preceptores. Os dados obtidos neste estudo assinalaram que há muitos desafios a serem enfrentados pelos futuros professores de Biologia. Desta forma, evidenciou-se também que o PRP influencia muito positivamente e contribui agregando conhecimentos de relevância ao futuro professor. Em especial a oportunidade de ter o apoio de um professor com mais experiência para inclusão dos acadêmicos no cotidiano da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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