DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Keyla Jeane Silva dos-
dc.date.available2022-09-13-
dc.date.available2022-09-14T13:15:49Z-
dc.date.issued2022-12-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Keyla Jeane Silva dos. Material botânico para diferenciação de monocotiledônea e dicotiledônea no mundo das angiospermas . 2021. 52f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4159-
dc.description.abstractThis work proposes to study the classes of angiosperms and differentiate them according to their characteristics through the creation of a botanical material for the teachinglearning process. For this, a field collection will be carried out, where leaves, roots, stems, seeds and fruits will be collected. During collection, the morphological characteristics of the plant will be noted before being pressed in newspaper on the wooden presses, then placed in an oven at 60ºC for complete dehydration. The number of specimens collected, identified and separated into monocotyledonous and dicotyledonous plants is listed for after being stored in a wooden box for packaging. The making of the box must be specific to store only the creation material, the intention is to contribute to the development of new methodologies for the study of class differentiations of angiosperms, which science and biology teachers can use to facilitate the understanding of students through samples highlighting the difference between monocotyledons and dicots.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectMaterial Botânicopt_BR
dc.subjectMonocotiledôneapt_BR
dc.subjectDicotiledônea.pt_BR
dc.titleMaterial botânico para diferenciação de monocotiledônea e dicotiledônea no mundo das angiospermaspt_BR
dc.title.alternativeBotanical material for the differentiation of monocots and dicots in the angiosperm worldpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T13:15:49Z-
dc.creator.ID89298373287pt_BR
dc.contributor.advisor1Chalco, Fiorella Perotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.contributor.referee1Chalco, Fiorella Perotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9466769670090715pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Nayme Farias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Fabíola Viana de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256011751138896pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como proposta estudar as classes de angiospermas e diferencia-las de acordo com suas características através da criação de um material botânico para o processo de ensino-aprendizagem. Para isso será feito uma coleta de campo onde serão coletados folhas, raízes, caules, sementes e frutos. Durante a coleta serão anotadas as características morfológicas da planta antes de serem prensadas em jornal sobre as prensas de madeira, em seguida, colocadas em estufa 60ºC para a completa desidratação. Lista-se a quantidade de espécimes coletadas, identificadas e separadas em plantas monocotiledônea e dicotiledônea para após serem armazenada em uma caixa de madeira para seu acondicionamento. A confecção da caixa deve ser específica para armazenar somente o material de criação, o intuito é contribuir para a elaboração de novas metodologias de estudos das diferenciações de classe das angiospermas, que os professores de ciência e de biologia possam utilizar para facilitar a compreensão dos alunos por meio de amostras destacando a diferença de monocotiledôneas e dicotiledônea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARRUDA, S. M; LABURÚ, C. E. Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências. Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemáticas. 1996. 204 p. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Platano edições técnicas: Lisboa, 2003. BASSOLI, F. Atividades práticas e o ensino-aprendizagem de ciência(s): mitos, tendências e distorções. Ciênc. Educ., Bauru, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014 BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 2 ed. São Paulo: Ática, 2000.143 pag. BORGES, Tarciso; Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 2002. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997. Carvalho, A.M.P. 1997. Ciências no Ensino Fundamental. Caderno de Pesquisa 101: 152-168. CARVALHO, A. M. P. Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: Feusp, 1999. CECCANTINI, G. Os tecidos vegetais têm três dimensões. Revista Brasileira de Botânica, v.29, n.2, 2006, p.335-337. Damião-Filho, C. F. (1993). Morfologia Vegetal. Jaboticabal: FUNEP. Ensino de Botânica - Curso para atualização de professores de Educação Básica: A Botânica no cotidiano/ Organizado por Déborah Yara A. Cursino dos Santos, Fungyi Chow, Cláudia Maria Furlan – São Paulo: Universidade de São Paulo, Fundo de Cultura e Extensão: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica, 2008. viii, 124p. Freire, P. 1997. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra. GOMES, K.E; DEIRO, G.A.M. Instruções para a Coleta e Envio de Material Botânico para Identificação. ISSN 0100-8919 julho, 2002 Bagé, RS GULLICH, R. I. C. (2003). Além do pensamento botânico e aquém do conhecimento biológico: A Botânica e seus aspectos históricos. Revista Setrem (Educação), 3: 24-43, 2003. Acesso em 22 jun., 2020, www.setrem.com.br/faculdade/revista/pdf/3_edicao_2004.pdf. KRASILCHIK, M. Modalidades Didáticas. In: Prática de ensino em Biologia, 2. ed. São Paulo: Editora Habra, 1983. 2000 p. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4.ed. São Paulo: EDUSP, 2005 KRASILCHIK, M. (1996). Prática de Biologia. São Paulo: Habra. LIMA, C. Flores e Insetos: a Origem da Entomofilia E o Sucesso das Angiospermas. Brasilia, 2000. MARTINS, C.M.C. e S.A.M. Braga (1999). As ideias dos estudantes, o ensino de biologia vegetal e o vestibular da UFMG. Em II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Valinhos. MENTZ, Lilian Anler; BORDIGNON, Sergio Augusto de Loreto. Nomenclatura botânica, classificação e identificação de plantas medicinais. Pp. 211-227. In: SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira; SCHENKEL, Eloir Paulo; GOSMANN, Grace; MELO, João Carlos Palazzo de; MENTZ, Lilian Anler; PETROVICK, Pedro Ros. Farmacognosia: da Planta ao medicamento, Porto Alegre/Florianópolis: Ed. Universidade UFRGS/Ed. da UFSC, 2004. MINISTERIO DA SAUDE. Monografia da Espécie Eucalyptus globulus Labill. Brasilia, 2015. MIRANDA, Rosana Barroso. Aulas Práticas de Ciências da Natureza: Fomentando o Espírito Investigativo. Atividades e Experiências. 2007. NASCIMENTO, B.M. Propostas Pedagógicas para o Ensino de Botânica nas Aulas de Ciências: Diminuindo Entraves. Rio de Janeiro, 2014 OVE ERIKSSON & BIRGITTA BREMER, “Pollination Systems, Dispersal Modes, Life Formas, and Diversification Rates in Angiosperm Families,” Evolution 46 (1992): 258-266; ROBERT E. RICKFLEFS & SUSANNE S. RENNER, “Species Richness Within Families of Flowering Plants,” Evolution 48 (1994): 1619-1636.; Dodd et al, “Phylogenetic Analysis of Trait Evolution”. PINTO, T. V.; MARTINS, I. M.; JOAQUIM, W. M. A construção do conhecimento em botânica através do ensino experimental. In: encontro Latino Americano de Iniciação cientifica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 13, 2009, São José dos Campos. Anais... São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba, 2009. P. 01-04. Pinheiro-da-Silva, P. G., & Cavassan, O. (2008). O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. Tese (Doutorado). Bauru: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências. RAVEN, P. H.; R. F. EVERT & S. E. EICHHORN. 2007. Biologia Vegetal, 7ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. RAVEN, P. H.; R. F. EVERT & S. E. EICHHORN. 2001. Biologia Vegetal, 6ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan 906 pp. Raven, P. H.; Evert, R. F.; Eichhorn, S. E. 1996. Biologia Vegetal. 5ª ed. Ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. RIVAS, M. I. E. Botânica no Ensino Médio: “Bicho de sete cabeças” para professores e alunos? 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) – Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. ROTTA, Emilio; BELTRAMI, Lucas Caminha de Carvalho; ZONTA, Marlise. Manual de prática de coleta e herborização de material botânico. Documentos 173. Colombo: Embrapa Florestas, 2008. 31 p. SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, v.30, n.87, p.177-96, 2016. SANTOS, A.M.D. Ensino de Plantas Medicinais: Conhecimento Etnobotânico de Alunos de Uma Escola Pública no Mde Acari-RN e a Construção de um Herbário Escolar. Cuité, 2018. SANTOS, F.S. A Botânica no Ensino Médio: Será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas? In: SILVA, C. C. (Org.), Estudos de história e filosofia das ciências: Subsídios para aplicação no ensino. p. 223-243. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. SILVA, M.C.V.M; SILVA, A.C.L; FERNANDES, M.M; MARGALHO, L.F. Noções Morfológicas e Taxonômicas para Identificação Botânica. EMBRAPA- Brasilia, 2014. SILVA, P.G.P. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru. 2008. SILVA, Fabrícia Souza da; TERÁN, Augusto Fáchin. Práticas pedagógicas na educação ambiental com estudantes do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 5, p. 340-351, 2018. TOWATA, Naomi; URSI, Suzana; SANTOS, Déborah Yara Alves Cursino. Análise da percepção de licenciandos sobre o “ensino de botânica na educação básica”. Revista da SBenBio. v. 3, p. 1603-1612, 2010. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. 3ª Edição. VARELA, A. G. A Trajetória de Joaquim Monteiro Caminhoá: um Botânico no Império do Brasil (1858-1896). Brazilian Journal of Development Curitiba, v.7, n.1, p. 9905- 9924 ISSN: 2525-8761. 2021 VIANA, G. C.S. O Ensino de Botânica em Ambientes Não Formais. João Pessoa - PB 2017 VIDAL, W.N. VIDAL, M.R.R. Botânica Organografia – 4º ed.rev.ampl- Viçosa: UFV, 2003 WANDERSSE, J. H; SCHUSSLER. E, E. Prevenindo Cegueira da Plantas. The American Biology Teacher. 2001. WESCHSLER, Solange Muglia. A Educação criativa: Possibilidade para as descobertas. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 165 –170. ZANON, D. A. V.; FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Rio de Janeiro, 2007. Ciências & Cognição. V. 10, n. 1, p. 93 – 103.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Material botânico para diferenciação de monocotiledônea e dicotiledônea no mundo das angiospermas .pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.