Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4156
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Hanna Marinho | - |
dc.date.available | 2022-09-12 | - |
dc.date.available | 2022-09-14T12:50:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Hanna Marinho. Construção de uma coleção didática ictiológica no laboratório de biologia do Centro de Estudos Superiores de Parintins. 2021. 32f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4156 | - |
dc.description.abstract | Collections play an important role in the construction of knowledge regarding the teaching of biological sciences. This work aimed to obtain an ichthyological collection of didactic nature from the Center for Superior Studies of Parintins-CESP. Fish were obtained from two localities: Corredeira do Murituba (Gleba Vila Amazônia, firm hearth stream) and Vila Nova Community (right bank of the Amazon River, floodplain lake). The samples were immersed in 10% formalin for 24 hours and kept in plastic containers with 70% alcohol. The specimens were identified according to identification keys considering the information of the scientific name, common name, date and place of capture. In total, twenty-eight species were identified, six from the order Siluriformes, five from the order Perciformes, one from the order Osteoglossiformes, fourteen from the order Characiformes, one from the order Pleuronectiformes and one from the order Gymnotiformes. All were classified according to the characteristics found in the identification keys described in the literature. It is noticeable in Universities the lack of teaching resources such as ichthyological collections, as well as personnel with basic knowledge for making and using these collections. Thus, the assembly of an ichthyological collection will provide public schools with a point of reference in assisting practical activities in both natural and biological sciences. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ictiologia | pt_BR |
dc.subject | Peixes | pt_BR |
dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
dc.title | Construção de uma coleção didática ictiológica no laboratório de biologia do Centro de Estudos Superiores de Parintins | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of an ichthyological didactic collection in the biology laboratory of the Center for Higher Studies in Parintins | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T12:50:53Z | - |
dc.creator.ID | 2137964228 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adailton Moreira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9899572378161625 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Adailton Moreira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9899572378161625 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Taddei, Fabiano Gazzi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9251667969397272 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Belém , Raony César Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5993400218286504 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Katak, Ricardo de Melo | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2944355770142351 Endereço | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Rocha, Elerson Matos | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/2384273331719764 | pt_BR |
dc.description.resumo | As coleções possuem papel importante na construção de conhecimentos no que diz respeito ao ensino de ciências biológicas. Este trabalho teve como objetivo a obtenção de uma coleção ictiológica de cunho didático do Centro de Estudos Superiores de Parintins-CESP. Foram obtidos peixes de duas localidades: Corredeira do Murituba (gleba de Vila Amazônia, igarapé de terra firme) e Comunidade de Vila Nova (margem direita do rio Amazonas, lago de várzea). As amostras foram imersos em formol a 10% por 24 horas e conservados em recipientes de plásticos com álcool a 70%. Os exemplares foram identificados de acordo com chaves de identificação considerando as informações do nome científico, nome comum, data e local de captura. No total foram identificadas vinte e oito espécies, sendo seis da ordem Siluriformes, cinco da ordem Perciformes, uma da ordem Osteoglossiformes, quatorze da ordem Characiformes, uma da ordem Pleuronectiformes e uma da ordem Gymnotiformes. Todas foram classificadas de acordo com as características encontradas nas chaves de identificação descritas na literatura. É perceptível nas Universidades à falta de recursos didáticos como as coleções ictiológicas, assim como, pessoal com conhecimentos básicos para confecção e uso dessas coleções. Dessa forma a montagem de uma coleção ictiológica irá possibilitar as escolas da rede pública um ponto de referência no auxilio das atividades práticas tanto das ciências naturais quanto das ciências biológicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BARTHEM, R.B.; FABRÉ. N.N. Biologia e diversidade dos recursos pesqueiros da Amazônia. In: RUFFINO, M.L. (coord.). A pesca e os recursos pesqueiros na Amazônia brasileira. Manaus: Ibama/Pro Várzea, 2004. p. 17-62. 9 CUNHA, M.S.; HENRIQUES, L.A.F.; ROCHA, C.A.M.; BONATO, F.C.; TEIXEIRA, P.P.M. A cartilha “peixes amazônicos” como ferramenta lúdica no ensino dos seres vivos. Investigação, v. 14, n. 6, p. 134-139, 2015. FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz. Manual de organização de coleções biológicas da Fiocruz. 2018. Disponível em: <http://www.castelo.fiocruz.br/vpplr/laboratorio_referencia/ manual_organizacao_colecao.pdf >. Acesso: 20/03/2018. GANEM, R.S.; DRUMMOND, J.A. Biologia da conservação: as bases científicas da proteção da biodiversidade. In: GANEM, R.S. (org.). Conservação da biodiversidade: legislação e políticas públicas. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2010. INSTITUTO MAMIRAUÁ. Em expedição ao longo do rio Jutaí, no Amazonas, pesquisadores avaliam biodiversidade de peixes, 2014. Disponível em https://www.mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2015/3/25/em-expedicao-ao-longo-do-rio-jutai-no-amazonas-pesquisadores-avaliam-biodiversidade-de-peixes/. Acesso em: 01/06/2018. LOWE-MACCONNELL, R.H. Estudos ecológicos de comunidades de peixes tropicais. São Paulo: EDUSP, 1999. MALABARBA, L.R.; REIS, R.E. Manual de técnicas para a preparação de coleções zoológicas. 36. Peixes. Campinas: Sociedade Brasileira de Zoologia, 1987. MARCON, J.L.; MENIN, M.; ARAÚJO, M.G.P.; HRBEK, T. Biodiversidade Amazônica: caracterização, ecologia e conservação. Manaus: Edua, 2012. MARICATO, H.S.; OLIVEIRA, W.D.; BORGES, M.F.; DINIZ, J.L.M. A utilização da prática em zoologia através de coleções didáticas: Um recurso para a construção dos conhecimentos dos alunos no ensino Médio do município de Jataí – Goiás. Livro de Resumos do XXIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, Universidade Federal de Goiás, 2007. MARINONI, L.; PEIXOTO, A.L. As coleções biológicas como fonte dinâmica e permanente de conhecimento sobre a biodiversidade. Ciência e Cultura, v. 62, n. 3, 2010. 10 MARTINS, U.R. A coleção taxonômica. In: PAPAVERO, N. (org.). Fundamentos práticos de taxonomia zoológica (coleções, bibliografia, nomenclatura). 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994. MIRANDINO, M.; RODRIGUES, J.; SOUSA, M.P. Coleções como estratégia didática para a formação de professores na pedagogia e na licenciatura de ciências biológicas. V Enebio/ II Erebio, SP, p. 1-12, 2014. MOURA, N.A.; SANTOS, E.C. Ensino de biologia usando a ilustração de peixes para alunos do ensino médio, graduandos e professores da rede pública de três municípios do estado de mato grosso. Em Extensão, v. 13, n. 2, p. 70-78, 2014. NELSON, J.S. Fishes of the world. 3 ed. New York: Jhon Wiley &Sons, 2006. PEREIRA, D.V.O. Montagem da coleção didática de tubarões e raias com ocorrência no litoral sergipano para utilização em educação ambiental a partir de visitação e exposição. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 37, 2011. Disponível em: <http://www.revistaea.org>. Acesso: 24/11/2017. QUEIROZ, L.J.; VILARA, G.T.; OHARA, W.M.; PIRES, T.H.S.; ZUANON, J.; DORIA, C.R.C. Peixes do Rio Madeira. 1. ed. São Paulo: Reparo, 2013. SANTOS, G. M; FERREIRA, E.J.G.; ZUANON, J.A.S. Peixes comerciais de Manaus. 2 ed. Manaus: IBAMA/AM, Pro Várzea, 2006. SBI, Sociedade Brasileira de ictiologia. Manifesto da Sociedade Brasileira de Ictiologia sobre a importância da conservação dos grandes bagres do rio Madeira. Boletim da Sociedade Brasileira de Ictiologia, n. 87, p. 3, 2007. SILVA, T.A.G; CORREA, B.C.C. Desenvolvimento e organização de coleção zoológica no CEFET/RJ: desafios, possibilidades e primeiras aplicações. Revista SBEnBio, n. 7, 2014. STOCKLMAYER, M.S. In: GUIMARÃES, V.F.; SILVA, G.A. Implantação de centros e museus de ciências. Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Educação em Ciências Padec/UFRJ, Casa da Ciência, UFRJ. 68p. 2002. TAYLOR, W.R. Observations on specimens fixation. Proceedings of the Biological Society of Washington, 90(4):753-763, 1977. TEIXEIRA, N.Q. Fluxo de matéria iônica dissolvida nos rios da Amazônia brasileira: uma análise a partir da base de dados do observatório Ore-Hybam. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. TONINI, L. et. al. A coleção didática de peixes no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil: subsídios para o Ensino de Zoologia. Bol. Mus. Biol. Mello Leitão, v. 38, n. 4, p. 347-362, 2016. UEIDA, V.S; CASTRO, R.M.C. Coleta e fixação de peixes de riachos In CARAMASCHI, E.P.; MAZZONI, R.; PERES-NETO, P.R. (eds.). Ecologia de peixes de riachos. Serie Oecologia Brasiliensis, vol. VI PPGE UFRJ. Rio de Janeiro, Brazil. 1999. p. 01-22. VIEIRA, V. Construindo saberes: aulas que associam conteúdo de genética a estratégias de ensino-aprendizagem. Revista Práxis, 3: 59–63, 2010. WOMMER, F.G.B. Coleções biológicas como estratégia para a Educação ambiental. Monografia do Curso de Especialização em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2013 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TMP-2022 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Construção de uma coleção didática ictiológica no laboratório de biologia do Centro de Estudos Superiores de Parintins.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.